O detalhamento do cronograma nacional de imunização contra o coronavírus é o principal assunto da primeira reunião da Comissão de Vacinação da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a ser realizada nesta próxima semana. A data depende da agenda do ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Um ofício solicitando uma definição da data foi enviado hoje ao seu gabinete.
Do lado da FNP, a reunião deve contar segundo a revista Veja com um prefeito de cada região do país, além do presidente Jonas Donizette, de Campinas. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro (RJ), representará os mandatários do Sudeste. O prefeito Rafael Greca, de Curitiba (PR), representará o Sul; Bruno Reis (Salvador/BA) representará o Nordeste; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, representará o Centro-Oeste. O prefeito de Manaus (AM), David Almeida, falará em nome dos prefeitos do Norte do país.
“A necessidade desta primeira reunião com a máxima brevidade se dá pela urgência de pactuarmos um cronograma de vacinação, dentro do Plano Nacional de Imunizações (PNI), que possa ser explicitado para a população”, argumenta Donizette. Segundo ele, é fundamental entender e pactuar diretrizes, informar com clareza os eventuais entraves e cumprir o prometido aos brasileiros.
No ofício, a Frente ainda sugere a criação de uma “imprescindível campanha publicitária nacional, pautada pelo rigor científico”, para informar à sociedade sobre a importância da vacinação.