Os municípios de Irecê, Souto Soares, Madre de Deus, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves foram vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de 2018. A cerimônia foi realizada em Salvador. Gestores municipais das 38 cidades foram finalistas do Prêmio.
A iniciativa reconhece ações dos municípios na implantação de projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social.
Para o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade, vencedor em duas categorias, este reconhecimento faz parte de uma série de prêmios que o município tem recebido e será um orgulho para os munícipes, principalmente por lidar diretamente com a autoestima da população. “Um dos nossos projetos, a Uniativa, que é a Universidade Empreendedora da 3ª Idade, busca ressignificar as pessoas acima de 50 anos, quando o mercado de trabalho começa a fechar as portas, e elas começam a ver um outro significado nas suas vidas”, completa.
Já Irecê venceu na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Construir possibilidades para transformar”. Para o prefeito Elmo Vaz foi uma “honra” receber a premiação, que ele considera mais um reconhecimento da eficiência da gestão da educação no município. “A educação pública de Irecê é hoje uma das melhores da Bahia, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017. Quero agradecer ao Sebrae pela iniciativa de reconhecer e visibilizar as iniciativas das Prefeituras que visam o empreendedorismo e a geração de emprego e renda”, destacou o gestor.
“As prefeituras são as principais empregadoras nas cidades baianas. Então, quando implantamos esses projetos surgem novas empresas e empregos. Parabenizo os prefeitos com visão de gestão ativa e que inovaram estimulando os pequenos negócios”, ressaltou o presidente da União dos Municípios e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.
De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a premiação é uma forma de reconhecer o trabalho dos prefeitos e incentivar os municípios no fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento local. “Trabalhamos os eixos temáticos junto ao programa Cidade Empreendedora para que os municípios criem condições de atender às demandas das micro e pequenas empresas”, afirmou.
A décima edição da honraria premiou os melhores projetos nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).
Além da participação na edição nacional do Prêmio, em 2019, os municípios dos projetos vencedores terão a oportunidade de implantar o Programa Cidade Empreendedora, para os que ainda não possuem, e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.
Confira a relação dos municípios vencedores em cada categoria:
Empreendedorismo na Escola – Irecê (Prefeito Elmo Vaz)
Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico – Souto Soares (Prefeito André Luiz Cardoso)
Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI – Madre de Deus (Prefeito Jeferson Andrade)
Desburocratização e Implementação da RedeSimples – Guanambi (Prefeito Jairo Magalhães)
Pequenos Negócios no Campo – Brotas de Macaúbas (Prefeito Litercílio Júnior)
Inovação e Sustentabilidade – Madre de Deus (Prefeito Jeferson Andrade)
Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios – Castro Alves (Prefeito Thiancle Araújo)