“Censo Demográfico 2020 – O retrato que conta para os municípios”, esse foi um dos temas debatidos neste terceiro dia do 7º Encontro de Prefeitos que acontece em Camaçari. O objetivo é alertar aos prefeitos sobre a importância do acompanhamento ao novo estudo estatístico que o IBGE irá iniciar a partir de agosto de 2020.
O prefeito de Santana e diretor da UPB, Marcão Cardoso, reforçou a importância do debate para os municípios. “Ao longo dos anos, eu que estou no terceiro mandato e tive a oportunidade de receber o Censo em 2010, sempre questionei a ausência do município nesse trabalho tão importante voltado para o fortalecimento do município que é o Censo, que é feito de uma forma que os municípios não sabem os critérios e termina trazendo prejuízos significativos” reforçou o diretor da entidade e mediador do painel.
Presente no evento a coordenadora de divulgação do censo demográfico 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mariana Viveiros solicitou o apoio dos prefeitos na ‘operação de guerra’ que irá iniciar em agosto de 2020. “Nós queremos que vocês participem do Censo porque queremos engajar os municípios nisso, contamos com a colaboração de vocês para que possamos fazer um trabalho melhor”, destacou.
Já o coordenador operacional do Censo Demográfico 2020 do IBGE afirmou, “Vocês podem acompanhar através das reuniões. O IBGE quer fazer essas reuniões em todos os municípios. Quem mais conhece os municípios é o poder municipal. Além de participar nós precisamos desse auxilio de vocês”, afirmou.
Presente na mesa, como debatedor, o prefeito de São Felix do Coribe, Chepa Ribeiro, disse, “É um dos temas mais importantes que estamos debatendo aqui, porque é o tema que traz recursos para nossos municípios nem sempre os representantes do IBGE tem acesso a todas as localidades e percebemos que com isso os municípios perdem população e perdem recursos”.
Convidado a mesa o secretário de agricultura Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa, afirmou, “quero aproveitar a oportunidade para anunciar um lançamento do novo produto, que o IBGE é um parceiro que é o portal da agricultura baiana. Precisamos que os gestores públicos tenham acessos aos dados da agricultura. Tenho certeza que a questão populacional é bem parecida”, finalizou.