domingo 23 de fevereiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Prefeitos baianos avaliam riscos em barragem no sul do estado
terça-feira 29 de janeiro de 2019 às 07:56h

Prefeitos baianos avaliam riscos em barragem no sul do estado

NOTÍCIAS


O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ligou o alerta quanto às condições da barragem de rejeitos minerais da Mirabela em Itagibá, no sul da Bahia.

Resultado de imagem para barragem de rejeitos minerais da Mirabela em Itagibá
Imagem da barragem na Bahia via de satélite do Google

A diretoria da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) reuniu prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas nesta última segunda-feira (28) em uma reunião de emergência na Câmara de Vereadores de Barra do Rocha.

O objetivo, segundo o coordenador executivo da entidade, Luciano Veiga, é socializar as informações sobre o estado da Barragem de Rejeitos da Mirabela e provocar os órgãos de fiscalização e controle – ministérios de Minas e Energia e o do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema/Inema), Ministério Público do Estado da Bahia e representante da Sociedade Civil Organizada. Discute-se, também, a criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela, visando o acompanhamento permanente deste equipamento.

Ainda segundo Luciano, técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) já estão visitando a Barragem da Mirabela, onde fazem vistoria técnica para a emissão de um laudo sobre o seu estado.

Veja também

Papa Francisco: ‘Continuo meu tratamento com confiança’, diz o pontífice em mensagem escrita

Pelo segundo domingo consecutivo, devido à hospitalização causada por uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!