Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta(13), o prefeito ACM Neto (DEM), anunciou veto integral ao projeto aprovado pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Henrique Carballal (PV), que proíbe o tradicional arrastão da Quarta de Cinzas em Salvador.
ACM Neto afirmou que o Projeto de Lei vai contra a laicidade do estado e tenta proibir uma manifestação cultural, o que é inconstitucional.
Segundo Neto, o evento “não faz parte do calendário de festas da cidade do Salvador, sendo portanto uma manifestação espontânea da população, que não onera os cofres públicos”.
Igreja
Católico declarado, o prefeito ressaltou a forte relação com a Igreja Católica. “Quem me conhece e me acompanha sabe dos meus laços estreitos com a religião. No entanto, no lugar de gestor público é preciso refletir a desvinculação com a religião ao ditar atos estatais. O veto, dessa forma, está baseado apenas em argumentos técnicos e jurídicos”, assinalou o prefeito. Questionado pela imprensa, ele disse ainda não acreditar que o arrastão ofende as tradições religiosas da capital baiana.