Uma história um tanto inusitada acontece segundo reportagem de Marcelo Hailer, da revista Fórum, na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará: há oito meses que ninguém vê o prefeito José Maria Lucena (PSB), que não passou o cargo para a sua vice, com quem rompeu.
O Ministério Público tenta notificar o prefeito há dois meses, mas nada de encontrá-lo nos endereços declarados. Ele é investigado pelo desaparecimento.
A última vez que Lucena foi visto em público data do dia 12 de janeiro de 2023, ou seja, há oito meses. Desde então, o prefeito nunca mais foi visto e agora é investigado pelo MP.
Tratamento médico
Ao portal g1, os assessores e advogados de Lucena declararam que o prefeito está realizando tratamento de hemodiálise em Fortaleza, que fica a 200 quilômetros de Limoeiro do Norte, três vezes por semana, para combater problemas renais.
Porém, o prefeito não entrou com pedido de licença médica e nem passou o cargo para sua vice.
Relatos dão conta de que o prefeito José Lucena está internado há meses, e as únicas pessoas que conseguem falar com ele são seus assessores. Os vereadores de Limoeiro do Norte chegaram a protocolar na Câmara pedidos para reuniões com o executivo, sem sucesso.
Violação da lei orgânica
Para os vereadores da oposição, a ausência de Lucena à frente da gestão viola a Lei Orgânica da cidade. Segundo o texto da lei, o prefeito não pode se ausentar do município por mais de 15 dias sem permissão da Câmara de Vereadores, o que pode custar o mandato do gestor.
Quem governa a cidade?
Na investigação conduzida pelo MP, é posta a questão de que, apesar do sumiço do prefeito, o Executivo Municipal funciona normalmente e continua a enviar projetos para a Câmara, o que traz a seguinte pergunta: quem está governando Limoeiro do Norte?
Lucena está rompido com a sua vice, Dilmara Amaral (PDT), e tem resistência em pedir afastamento por motivo de saúde e passar o cargo para ela.
História na política
José Maria Lucena vem de uma família com fortes vínculos na política. Em Limoeiro do Norte, ele é conhecido como Dr. Zé Maria.
Uma das filhas de José Maria é a deputada estadual Juliana Lucena (PT); a outra filha, Andrea Lucena, é secretária do governo de Limoeiro; a esposa de Zé Maria, Maria Erivan, é ex-prefeita da cidade e atual secretária de Assistência Social.
Presente nas redes sociais
Se no espaço público Lucena está ausente, o mesmo não se pode dizer do privado, visto que ele atualiza com frequência suas redes sociais e publica fotos em despacho com seus secretários.
Nas redes sociais da prefeitura, é possível notar que todas as atividades do governo municipal são lideradas pelos secretários.