Na última sexta-feira (1º), primeiro dia de trabalho após ser empossado como prefeito de Madre de Deus, o ex-vice prefeito do município, Jailton Polícia (PTB), prometeu conforme publicou o jornal A Tarde, que não haverá demissões em massa na prefeitura de Madre de Deus, mas antecipou que todos os secretários deverão ser exonerados.
Jailton assumiu o posto após a 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba), atender pedido do Ministério Público do Estado e ordenar o afastamento do cargo do prefeito de Jeferson Andrade (PP) por suspeita de irregularidades na obra do parque Industrial, localizada no bairro da Cururupeba.
“Eu solicitei ao então secretário de governo, o doutor Montal [Luís Montal], para realizarmos uma transição pacífica e ordeira. Sabemos que uma eventual liminar poderá trazer o prefeito afastado de volta; O que não queremos é que o povo de Madre de Deus pague o preço pela decisão judicial”, explicou o Jailton.
O prefeito empossado revela que está tentando entrar em contato com todos os secretários para promover uma mudança “sem trauma” e que “as pessoas do município não sejam penalizadas”. Ele pontua que está tendo dificuldades no contato por causa do feriado prolongado.
“Queremos saber como está a questão financeira de cada secretaria, quais são suas ações em curso e que estava em planejamento. Esperamos que não tenhamos a necessidade de invadir salas. Da mesma forma que eles vão estar devolvendo as chaves e dando informações sobre a secretária, nós faremos em um eventual retorno de prefeito afastado”, explica o novo prefeito do PTB.
Para substituição dos cargos de confiança, Jailton prometeu levar em conta o trabalho desenvolvido na Prefeitura de Madre de Deus: “Não vamos sair demitindo pessoas sem avaliar trabalho e o perfil”.
Médico na Saúde
A primeira mudança do novo governo aconteceu na secretaria de Saúde. Naiara Cardoso, esposada pelo prefeito afastado e atual chefe da pasta foi exonerada junto com alguns servidores. Quem assume é o médico Marcos Fabrício Santil Santos.
O novo secretário de Saúde atua como médico da família do município. Na tarde de sexta-feira, o secretário e o prefeito visitaram o Hospital Municipal de Madre de Deus e a barreira sanitária montada pelo município para evitar a transmissão do novo coronavírus.
“Fizemos uma vistoria na barreira sanitária e visitamos o hospital do município, que está com o fluxo normal. Segunda-feira, 4, devo ter informações sobre a situação da secretária de Saúde, estou aceitando esse desafio para não deixar a população desassistida”, afirmou Santil.
Jailton Polícia revela que o município ainda não teve caso de covid-19 e que o foco do seu governo, nesse primeiro momento, será cuidar da saúde do município, evitando que o vírus chegue até o local.