O prefeito interino de Madre de Deus, Jailton Santana (PTB), exonerou mais de 600 servidores com cargos comissionados na Prefeitura. Em entrevista à Rádio Madre FM, na manhã desta terça-feira (19), o petebista admitiu que mais de 100 destes funcionários não foram localizados e que podem se tratar de “funcionários fantasmas”, de acordo com o BNews.
“Com algumas exceções, encontrei muitos profissionais de Madre de Deus trabalhando nos setores. O setor do RH tentou localizar mais de 100 pessoas que estavam na folha de pagamento da prefeitura e nós não encontramos essas pessoas. O setor ligava, tentava localizar e as pessoas não respondiam. A gente não sabia onde estava alocado, não sabia onde estava trabalhando. Juntamente com o nosso jurídico só tinha uma saída era de fazer as exonerações gerais e retornar as pessoas que realmente estavam trabalhando”, explicou.
Ainda de acordo com o BNews, a assessoria da Prefeitura de Madre informou que será feito o cruzamento das informações para apurar a existência de funcionários “fantasma”, mas que ainda não há como prever a economia aos cofres públicos com as exonerações.
O site ainda solicitou uma nota oficial sobre o caso, mas até o momento da publicação não foi enviada.
Jefferson Andrade foi afastado em abril por 180 dias por determinação do Ministério da Bahia (MP-BA). O vice-prefeito assumiu interinamente. Na última semana, a Câmara Municipal aprovou por nove votos a um, a abertura do processo de impeachment contra Andrade.