Conforme publicou a revista Veja, pela avaliação do governo paulista, o prefeito de Guarulhos Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), joga para a torcida, com um discurso de pura incoerência. Diante das câmeras de TV, ele se queixa de falta de respiradores e de lotação dos leitos de UTI mas, de seu gabinete, já prometeu publicamente que vai assinar um decreto para a reabertura do comércio local.
A medida contraria o Plano São Paulo, que enquadrou Guarulhos na fase vermelha de isolamento social para combate ao coronavírus. Guarulhos quer a mesma classificação da capital, laranja. Nesta fase, shoppings e o comércio de rua estão autorizados a funcionar.
O município de Guarulhos registra o segundo maior índice de óbitos em todo o Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital. E a evolução do número de vítimas fatais é significativa: cresceu 300% entre 30 de abril e 30 de maio, período em que a cidade passou de 70 para 280 óbitos por Covid-19. Os números da pandemia do coronavírus em São Paulo ainda preocupam. Hoje o estado bateu o recorde de mortes em um intervalo de 24h: 327. O total é de 7.994 óbitos.