quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Prefeito de Macapá é alvo de operação da PF, rebate acusações e mobiliza apoiadores
sexta-feira 20 de setembro de 2024 às 12:55h

Prefeito de Macapá é alvo de operação da PF, rebate acusações e mobiliza apoiadores

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na quinta-feira, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), rebateu as suspeitas de corrupção, insinuando conforme Daniel Gullino, do O Globo, que foi alvo de perseguição, e reuniu apoiadores em um comício.

Furlan lidera com folga as pesquisas de intenção de voto. No último levantamento da Quaest, divulgado na segunda-feira, ele aparece com 86%. Em um distante segundo lugar estão Aline Gurgel (Republicanos) e Patrícia Ferraz (PSDB), ambas com 4%.

Batizada de Plattea, a operação da PF teve como objetivo investigar indícios de fraude em um contrato de R$ 10 milhões destinado à urbanização, paisagismo e aterro hidráulico de uma rua na capital do Amapá. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), incluindo em endereços ligados ao prefeito.

De acordo com informações da PF, “a empresa vencedora da licitação teria pago vantagens indevidas, em média 5% do valor a que tinha direito pelo serviço prestado, para servidores públicos municipais”. Depois, os pagamentos teriam subido para 20% do valor a ser recebido pela empresa. A suspeita é que a propina tenha chegado a R$ 500 mil.

Em vídeo, Furlan não comentou diretamente a operação, mas afirmou que “as práticas de velha política entraram em ação” e disse confiar na Justiça:

— A Prefeitura de Macapá sempre esteve à disposição dos órgãos de investigação e fiscalização para garantir a transparência dos fatos. E nós confiamos e acreditamos na Justiça.

De noite, a campanha organizou um evento batizado de “mega encontro”. O prefeito buscou mobilizar seus apoiadores, dizendo para “cada um” deles “vestir a camisa da luta”.

Como o GLOBO mostrou, a liderança de Furlan fez com que Josiel Alcolumbre, irmão do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), desistisse de concorrer à prefeitura. Josiel, que em 2022 foi derrotado pelo atual prefeito no segundo turno, está disputando uma vaga de vereador.

Veja também

Milei diz que deixaria Mercosul, se necessário, para firmar acordo com EUA

O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que o país deixaria o Mercosul para firmar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!