Depois de sofrer pressão de empresários, o prefeito Fernando Gomes (PTC) decidiu flexibilizar o funcionamento do comércio de Itabuna, a partir desta segunda-feira (20). Nesta semana, Gomes deve publicar um novo decreto autorizando a reabertura de lojas de setores importantes para quem possui veículos.
Segundo o site Pimenta, o prefeito deve autorizar a reabertura de estabelecimentos como oficinas mecânicas, revendedoras de pneus, autopeça e lojas de baterias e óleo para veículos. Para a liberação, serão exigidos que os comerciantes distribuam máscaras para os funcionários e limitem o número de pessoas no interior dos estabelecimentos.
Hoje, estão autorizados a funcionar os estabelecimentos como supermercados, açougues, feira livre, postos de gasolina, verdurões, casas lotéricas, agências bancárias, farmácias e revendedores de água mineral e gás de cozinha.
Itabuna registra 46 casos do novo coronavírus e uma morte. Com grande número de infectados pela doença, o município está com o transporte coletivo suspenso e a circulação de táxi e serviço por aplicativo é controlada.