Iniciativa voltada à promoção do desenvolvimento sustentável, essa foi a pauta debatida nesta última sexta-feira (12) durante reunião no Centro Administrativo da Conquista. O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão avaliaram o projeto elaborado pelo Instituto Arapyaú, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia Global, que visa dar apoio à implementação de propostas já idealizadas pela gestão municipal, bem como construir projetos alinhados com as demandas e necessidades das áreas definidas como prioridade.
“Dentro da credibilidade, dos avanços e das parcerias da cidade de Ilhéus com todas as organizações não governamentais, o Arapyaú oferece um diagnóstico pós-pandemia para o desenvolvimento da economia, saúde, educação e do social e para que a gente possa planejar a recuperação o mais rápido possível nessas áreas. Essa parceria é importante e fundamental para a nossa cidade, dentro de um planejamento urbano. A gente agradece ao Instituto Arapyaú essa intenção e vontade de ajudar Ilhéus”, ressaltou Mário Alexandre.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, Ricardo Gomes, explicou que o projeto agrega diversas parcerias e segmentos da sociedade, com o papel de fazer a interlocução visando atrair investimentos e captar recursos para o desenvolvimento de municípios da região, incluindo Ilhéus. O projeto, por sua vez, será desenvolvido por meio de mentoria de especialistas e de uma consultoria destinada a contribuir com a melhoria de indicadores sociais.
“Já que é o início de mandato, pedimos uma audiência com o prefeito para apresentar o projeto de apoio à gestão pública. Gostaríamos de ofertar suporte técnico, para junto às secretarias apresentar um diagnóstico dos principais desafios e das prioridades e a partir disso planejar o trabalho. No terceiro momento vamos contribuir e apoiar a execução de ações efetivas, em favor da sociedade e da comunidade em geral”.
De acordo com Gomes, a iniciativa é uma consultoria com expertise focada na relação e no conhecimento da gestão pública, do âmbito acadêmico, de empresas e da sociedade civil. Além de Ilhéus, a proposta da Agência de Desenvolvimento Regional se estende aos municípios de Canavieiras, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca.
A Prefeitura de Ilhéus pretende firmar a parceria através de um convênio de cooperação técnica para execução das atividades estabelecidas, após alinhamento com as pastas definidas. Participaram da reunião os secretários Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social); Eliane Oliveira (Educação, Esporte e Lazer); Vinícius Briglia (Desenvolvimento Econômico) e o subprocurador Geral, Régis Aragão.