Todos os professores da rede municipal cujos salários estão abaixo do piso nacional para a categoria serão beneficiados com o reajuste de 33,24%, conforme recomenda a legislação. O anúncio foi feito pelo prefeito Colbert Martins (MDB) na noite da última quarta-feira (30).
Também na noite de ontem o aumento foi um dos temas comentados durante a reunião da secretária de Educação, professora Anaci Paim, com representantes dos professores e da Aplb Sindicato. O encontro aconteceu na Seduc.
“O governo está estudando também outros benefícios para a categoria, entre os quais, a mudança de referência (avanço na carreira de acordo com a formação do docente)”, explicou a secretária.
O reajuste de 33,24% foi anunciado pelo Governo Federal no último mês de fevereiro e eleva para R$ 3.845,63 o salário inicial da categoria para a jornada de 40 horas semanais. Em Feira de Santana, a Prefeitura efetuará o pagamento dos salários com o novo aumento a partir do mês de abril.
Os demais professores deverão ser beneficiados com outro reajuste que ainda está em estudo pelo Governo Municipal e será anunciado em breve. O percentual deverá ficar em torno dos 10%.
O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira. A lei nº 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.