Pesquisa Real Time Big Data divulgada pela Record TV nesta quarta-feira (25) mostra o prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli (Republicanos), liderando numericamente conforme a TV Record, a disputa pelo Senado no Espírito Santo. Ele, Magno Malta (PL) e Rose de Freitas (MDB) empatam tecnicamente.
Na pesquisa, Meneguelli aparece com 22% de intenções de voto, Malta, com 20%, e Rose de Freitas com 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais. Coronel Ramalho (Podemos) tem 8%, Da Vitória (PP), 7% e Sérgio Majeski (PSDB), 5%.
Eleitores que votariam em branco ou nulo somam 12% na pesquisa. Não sabem ou não responderam representam 10%. Outro recorte da pesquisa foi o de rejeição. Magno Malta aparece com 36%. Rose de Freitas, Da Vitória e Coronel Ramalho têm 27%, 22% e 19% de rejeição, respectivamente. Meneguelli e Sérgio Majeski têm 11%.
Disputa para governador
No levantamento para governador, o atual chefe do Executivo local, Renato Casagrande (PSB), lidera as intenções de voto. Na pesquisa estimulada, quando há uma lista apresentada aos entrevistados, Casagrande tem 44%, seguido por Manato (PL) com 12%, Contarato (PT) com 12%, Audifax Barcelos (Rede) com 6%, Felipe Rigoni (União) com 3%, Cesar Colnago (PSD) com 3%, Erick Musso (Republicanos) com 3% e Aridelmo Teixeira (Novo) com 1%.
Outro cenário estimulado, trocando Cesar Colnago por Guerino Zanon (PSD), apresenta os seguintes resultados: Renato Casagrande (43%), Carlos Manato (12%), Fabiano Contarato (11%), Audifax Barcelos (7%), Guerino Zanon (5%), Erick Musso (3%), Felipe Rigoni (2%) e Aridelmo Teixeira (1%).
O terceiro e último cenário estimulado exclui Fabiano Contarato e tem Cesar Colnago pelo PSD. Os números são os seguintes: Renato Casagrande (50%), Carlos Manato (12%), Audifax Barcelos (8%), Felipe Rigoni (3%), Cesar Colnago (3%), Erick Musso (3%) e Aridelmo Teixeira (1%).
No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, Casagrande aparece com 21%. Carlos Manato (PL) e Fabiano Contarato (PT) vêm em seguida, com 4% e 3%, respectivamente.
A pesquisa quantitativa ouviu eleitores do Espírito Santo por telefone, colhendo 1.500 entrevistas em 23 e 24 de maio deste ano. O nível de confiança é de 95%.O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código ES-01975/2022