O prefeito de Candeias, Pitagoras Ibiapina (Progressistas) se reuniu nesta última quarta-feira (15) com a Presidente da Câmara de Diretores e Lojistas-CDL do município, Ana Paula França juntamente com comerciantes e vereadores. A CDL solicitou da Prefeitura que sejam consideradas formas de flexibilização no decreto municipal que suspendeu por trinta dias, o funcionamento de estabelecimentos comercias, exceto as que fazem parte de setores essenciais, como medida de prevenção e enfrentamento ao covid-19.
A presidente da CDL sugeriu ao gestor algumas regras para a reabertura do comércio como por exemplo, a adoção de horários diferenciados para abertura das lojas, revezamento de dias, além das determinações estabelecidas pelas autoridades de saúde, para proteção dos munícipes, como a disponibilização de álcool em gel e o controle da entrada de clientes nas lojas afim de evitar aglomerações. De acordo com Paula França, os lojistas estão conscientes da gravidade que representa a pandemia de covid-19, mas também, afirma ela, não se pode deixar de lado os riscos que correm as pessoas por conta de uma crise econômica. “Todos nós sabemos da importância do isolamento social, mas pedimos flexibilidade. Nos comprometemos a cumprir todas as exigências das autoridades de saúde, estamos muito preocupados com as dificuldades dos funcionários ameaçados de perderem seus empregos, e dos empresários que enfrentam enormes dificuldades para pagar as contas”, explica.
Para o Prefeito Dr. Pitagoras, a cidade ter adotados medidas emergências rápidas de enfrentamento ao coronavírus, favoreceu para que o município mantivesse o controle, há apenas um caso registrado. “Nós estamos seguindo exatamente todas as recomendações das autoridades de saúde, preconizando a segurança e a saúde de cada cidadão”. O Prefeito ainda lembrou que alguns gestores da região abriram seus comercios, mas logo voltaram atrás na decisão. “Estamos fazendo o que é mais correto para manter o controle da pandemia. Ainda é muito cedo para achar que a situação está sob controle. Temos que nos cuidar. Também estamos preocupados com a economia, os empregos, as dificuldades que a população está enfrentando, mas estamos fazendo o possível para minimizar os danos”, ressalta.
Mediante a solicitação da CDL, o Prefeito disse que vai realizar um estudo junto à equipe da Secretaria de Saúde, em seguida encaminhar a solicitação ao Governo do Estado e Ministério Público, para então se posicionar. Até lá as regras ainda estão mantidas e o comércio permanece fechado e a população deve evitar sair de casa.