O prefeito Elinaldo Araújo assinou nesta sexta (14), em Brasília, o contrato de empréstimo entre a Prefeitura de Camaçari e a CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, no valor de US$ 80 milhões (cerca de R$ 300 milhões). Os recursos serão utilizados na implementação do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental do município. É o primeiro empréstimo internacional obtido por Camaçari (que teve aval do Governo Federal) graças à excelente saúde financeira do município e às gestões do deputado federal Paulo Azi (DEM) junto ao Ministério da Economia.
Participaram da solenidade os vereadores Jorge Curvelo (presidente da Câmara Municipal), Flávio Matos e Zé do Pão; a secretária municipal da Infraestrutura, Josenele Cardim; o secretário da Fazenda, Joaquim Bahia; e o Procurador-Geral do município, Bruno Nova; além do representante da CAF no Brasil, Jaime Holguín, e a procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib de Sousa.
Elinaldo destacou que sua equipe fez um grande esforço, seguindo toda cartilha e as orientações da CAF para agilizar o processo por entender sua importância para Camaçari. “Com essa crise econômica os municípios estão sem condições de fazer o que os prefeitos sonham. E o conjunto de obras que os recursos permitirão executar será um marco para o município”, declarou, lembrando que os técnicos da CAF “se encantaram com o nosso programa que tem investimentos na área de turismo como, por exemplo, a requalificação da Lagoa de Itacimirim, além de intervenções importantes em Jauá, Areias que fortalecerão o turismo na orla”.
Nessa linha, lembrou que estão previstas ainda a requalificação das entradas das praias importantes da Costa de Camaçari como Jacuípe, Guarajuba e Arembepe. “Vamos buscar fazer serviços de avenidas, asfalto, passeios e iluminação. Isso vai fortalecer muito a economia da orla”. Citou ainda a reforma no Horto Florestal e a duplicação do Viaduto do Trabalhador como “sonhos da população”. O prefeito aproveitou para pedir o auxílio do banco no processo de finalização dos projetos para que possam ser licitados e executados o mais rápido possível.
O representante do CAF, Jaime Holguín, destacou a aprovação rápida do empréstimo, que teve apoio da União e o esforço da prefeitura na preparação da documentação. Disse que o conjunto de obras de Camaçari é “muito interessante para cumprir os objetivos da CAF nos países da América Latina: é um Programa integral, com intervenções de vários territórios, de mobilidade, que unirá as diferentes regiões do município, além de outros componentes, que vão melhorar a qualidade de vida da população. O propósito do Banco de Desenvolvimento é esse, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Queria parabenizar o prefeito”.
Entre outras intervenções, o Programa conta também com um componente de melhoria do setor educacional, especialmente o segmento voltado para a primeira infância, com a modernização tecnológica da rede de ensino e a implementação do sistema de formação de professores. Outro ponto de destaque a ser desenvolvido é a modernização tecnológica para informação e gestão de dados urbanos, com a implementação de 60 quilômetros de fibra ótica, entre outras ações.