O prefeito da cidade de Brumadinho (MG), Avimar de Melo, conhecido como “Neném da Asa” (PV), concedeu entrevista neste último domingo (27) e falou sobre o rompimento da barragem da Vale, na última sexta-feira (25), que deixou rastro de destruição e mortes na região.
“É o momento mais triste que Brumadinho já passou até hoje. Nós esperávamos que a Vale ia ter uma lição pelo que aconteceu com Mariana. Aconteceu lá há 3 anos e aconteceu agora na nossa cidade”, disse.
Melo eximiu a prefeitura de culpa e disse que a responsabilidade técnica é do estado. No entanto, destacou que se existe alguém que deve ser responsabilizado, esse alguém é a Vale, que foi “incompetente e inconsequente”. “Não vamos aceitar a Vale ficar de braços cruzados. Eles não podem deixar as vítimas na mão”, afirmou.
O prefeito ainda afirmou que o município e o governo do estado já aplicaram várias multas à empresa. “Essa barragem que estourou, a anuência dada não foi nossa não”, completou, para em seguida lamentar as mortes e os prejuízos causados à população da cidade.
“Ela [a Vale] está aqui em Brumadinho há 30 anos e nunca fez nada por nós. A única coisa que ela ia fazer, era agora, quando ia construir uma estrada que liga o centro de Brumadinho ao bairro Casa Branca, mas não fez”, atacou.