Nesta última sexta-feira (17) o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), anunciou que vai reduzir o próprio salário em 25%. A medida vale inicialmente 90 dias, mas poderá se estender até o fim da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o prefeito, o valor economizado é a sua contribuição pessoal para a necessária contenção de gastos que vem sendo aplicada no âmbito do Executivo municipal.
Para evitar aglomerações de pessoas e reduzir as chances de contágio pelo vírus, o município vem adotando diversas medidas em consonância com a Organização Mundial da Saúde e com o governo do estado. Entre elas, a instalação de barreiras sanitárias, a adoção de sistema home office para parte dos servidores, a higienização especial em locais de grande circulação, a regulação das normas de segurança e a intensificação da fiscalização nas atividades comerciais em funcionamento.
Decretos publicados nesta semana, estenderam o fechamento do comércio até o dia 20 de abril e prorrogaram a suspensão das aulas e das atividades coletivas até o dia 03 de maio.
Alagoinhas não registra um novo caso positivo desde o último dia 5 de abril, quando foi divulgada a informação do 5° paciente diagnosticado no município. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (17), pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a Vigilância Epidemiológica acompanha 3 casos suspeitos e monitora outras 38 pessoas. Os pacientes positivados possuem vínculo epidemiológico e estão sendo avaliados