A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), e o governador Rui Costa, tiveram uma audiência, na tarde da última quarta-feira (12), em Salvador. Rui Costa recebeu os ofícios levados por Sheila. Foi o primeiro encontro entre o governador e um gestor conquistense desde maio de 2019, quando o ex-prefeito Herzem Gusmão foi recebido por Rui Costa. Também estiveram presentes o deputado estadual Fabricio Falcão e Lucas Dias, secretário chefe de Gabinete da Prefeitura de Vitória da Conquista.
O governador respondeu que o Governo do Estado da Bahia vai abrir licitação, nos próximos dias, para a escolha das empresas para a elaboração de dois projetos: a duplicação da Avenida Presidente Vargas e a requalificação asfáltica da rodovia de Vitória da Conquista a Encruzilhada. E informou que já está autorizada a licitação da empresa que fará a revitalização da Lagoa das Bateias.
Além disso, Rui Costa propôs um investimento na revitalização e ampliação no centro esportivo localizado no entorno do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, constante de uma quadra de futebol society com uma pista de atletismo. A Prefeitura fará um levantamento das necessidades do equipamento e das condições do terreno em volta do ginásio e um convênio entre o Governo do Estado da Bahia e a o município deve assegurar a melhoria do espaço esportivo.
Saúde
A saúde no município também foi pauta da audiência. Entre as demandas apresentadas, a prefeita propôs ao governador a ampliação da quantidade de vacinas enviadas para o município, para compensar a redução de doses por frasco e a vacinação de pessoas de outros municípios e estados com a 2ª dose.
Sheila também reivindicou mais vacinas para os trabalhadores da Saúde, já que o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) fez uma estimativa abaixo da realidade e há, ainda, 2.567 trabalhadores aguardando vacinar. O governador encaminhou a solicitação para Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e recomendou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levar o assunto também à Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
No caso do Hospital Esaú Matos, referência em gestação de alto risco que atende mais de 100 municípios regionais, Rui Costa disse à prefeita que vai determinar à SESAB a análise de uma possível participação no financiamento do hospital. O governador também garantiu à prefeita que a UPA continuará de portas abertas, sem prejuízo à população.