Nesta quarta-feira (26), a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil) e secretários municipais estiveram reunidos com representantes do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). Na ocasião, a gestão apresentou um relatório preliminar de diagnóstico financeiro, elaborado em janeiro do presente ano.
O relatório foi desenvolvido com a proposta de avaliar a situação financeira do município, identificando pontos críticos que possam comprometer a gestão e o equilíbrio fiscal. Durante a reunião, a gestora do Executivo fez um breve resumo de como encontrou a administração municipal em janeiro de 2025, um cenário de grave comprometimento financeiro.
“Diante da grave situação encontrada, buscamos diretrizes imediatas para a melhoria da gestão fiscal. Acreditamos que a transparência e a responsabilidade da administração pública são fundamentais para o fortalecimento da confiança da população e para a promoção do desenvolvimento local”, disse a prefeita Débora., ao sinalizar que o documento apresentado contempla informações detalhadas sobre despesas, obrigações e demais aspectos financeiros relevantes para análise do TCM.
A gestora dialogou com o presidente do TCM, o conselheiro Francisco Neto, e sua equipe técnica. A visita institucional foi acompanhada pelos secretários municipais Ricardo Góis, da Fazenda; Fátima Barbosa, da Casa Civil; do procurador-geral Jarbas Magalhães; e do controlador-geral Henio Dourado.