Com dificuldades para enxugar a folha salarial dos servidores de Canápolis, na Bahia, a prefeita da cidade, Myriam Oliveira (PR), esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na sexta-feira (27). A gestora recebeu orientações das áreas de Contabilidade Pública e Jurídica da entidade.
Segundo a gestora, a despesa de pessoal tem comprometido bastante a administração municipal, principalmente com as sucessivas quedas na arrecadação. “A arrecadação está descendente e a despesa ascendente. Então, eu vim buscar orientação dos técnicos e as possíveis soluções para que a gente sair desse patamar ruim que o Município atravessa hoje”, relatou a chefe do Executivo municipal.
Os técnicos da CNM Marcus Vinícius Santos e Kim Damasceno apresentaram algumas alternativas tributárias que não causam muito impacto na administração da cidade baiana e ações que podem ser adotadas pela prefeitura como forma de conseguir estabilizar o limite de pessoal. Ferramentas de captação de recursos como, por exemplo, a plataforma Êxitos e outras ferramentas que a CNM disponibiliza no conteúdo exclusivo aos Municípios contribuintes com o movimento municipalista foram outras orientações destacadas pelos colaboradores.