A prefeita Carla Machado (PP), de São João da Barra, cidade ao Norte do Rio de Janeiro e, fez uma live com uma suposta desinformação a população da cidade a respeito da vacinação de crianças.
“Mãe, olha a bula. Se eu tivesse filho, eu não vacinaria. Tem um RNA mensageiros (sic) que pode causar algum tipo de problema. A Anvisa leva cinco anos para que possa ser comprovado os efeitos colaterais (da vacina)”, disse a prefeita, que completou:
“Nós estamos preparando um medicamento natural, sem efeito colateral, para ajudar na saúde das crianças. A Secretaria de Saúde está providenciando”.
Como se sabe, a vacina para crianças é segura segundo aval dado pela Anvisa após estudos apresentados pela Pfizer. Não há qualquer indicação de efeito colateral.
Segundo a bula da vacina, são possíveis reações, como dores de cabeça, muscular e no local da injeção, com possível vermelhidão e inchaço no local. Também pode haver cansaço e calafrios. Em menor ocorrência, pode haver diarreia, vômito, dor nas articulações e febre.
Ontem, aliás, a Agência Europeia de Medicamentos informou que vacinas de RNA mensageiro, citada pela prefeita, não trazem risco a grávidas e bebês.