Considerado um dos mais inteligentes, carismáticos e articuladores deputados estaduais da atualidade, Nilton Silva Bastos Junior é carinhosamente conhecido nos 417 municípios da Bahia como “Niltinho”.
Niltinho é natural de Salvador, formado em Publicidade e Administração de Empresas, ganhou experiência política no interior. Conforme apurou o Acesse Política, são quase vinte anos nos bastidores do poder baiano, possui amigos em quase todos os partidos, também por isso, é tratado como um dos mais promissores quadros do partido Progressista.
Foi secretário de governo na Prefeitura de Madre de Deus durante cinco anos, foi também Secretário de Saúde interino da Prefeitura de Madre de Deus em 2014. Com pouco mais de dezesseis anos, se filiou no seu primeiro partido, o Progressista, teve uma passagem rápida pelo PSD a pedido do senador e presidente da legenda Otto Alencar, mas Niltinho retornou às origens. Foi eleito deputado estadual pelo seu primeiro partido com 46.174 votos.
Vice-líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Niltinho recebeu nossa reportagem em seu gabinete nesta terça-feira (19).
Acesse Política: O deputado teve apoio direto de 60 municípios, como será este retorno (contribuição) para estas cidades, principalmente a região metropolitana?
Niltinho: Sem dúvida, eu sou o deputado do PP mais votado da região metropolitana, tive aproximadamente 20 mil votos e como você falou, tive apoio direto de 60 municípios mas na verdade fui votado em 272 municípios baianos. Então a gente tem acompanhado de perto cada necessidade, cada ação, inclusive tivemos uma reunião há pouco com o secretário de planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, então estamos assim, ouvindo lideranças, pessoas que realmente querem e tem compromisso com a mudança nas suas cidades, melhorias para suas cidades e é dessa forma que a gente vai conduzindo o nosso mandato.
Acesse Política: Quais os planos do deputado Niltinho para 2019?
Niltinho: O primeiro plano que eu tenho dito sempre à todos os veículos é fazer um bom mandato, que a gente possa nesse primeiro ano de mandato como deputado estadual, atender esse anseio, essa vontade, essa necessidade dessas pessoas dos municípios né, e ter apoio do Governo do Estado e prospectar junto ao Governo Federal, através dos deputados federais de cada município ações coletivas. Que a gente consiga realmente ajudar o povo que é quem realmente nos elegeu e quem precisa.
Acesse Política: A renovação veio de fato? O deputado tem a fama de não falar, mas sim fazer.
Niltinho: É verdade, eu sempre fui político muito mais de atuação nos bastidores né, na construção de gestão pública, na construção da articulação política, fiz isso na região metropolitana durante muitos anos, mas eu sou dessa relação, de fazer a coisa acontecer. Lógico que quando a gente se torna deputado o papel é diferente, o compromisso é diferente, a gente tem que assumir a dianteira, a gente tem que ir para o embate, tem que ir para a exposição, mas é aquilo que a gente tem que fazer acima de tudo né, defender o povo que é quem nos colocou aqui. Eu tive 46.174 votos por toda a Bahia, então essa é a nossa referência e é isso que as pessoas esperam. Ninguém votou meramente porque achou Niltinho um cara engraçado, um cara de fala. Eu sempre coloquei que eu tenho uma fala muito reta, uma fala muito direta com as pessoas, eu não faço política de enrolação, não faço política de promessas. Sempre disse ao longo da campanha e vou continuar dizendo sempre que a minha relação não é de prometer mas é a de compromisso, de ajudar a construir dias melhores para o povo baiano.
Acesse Política: A respeito de geração de empregos, sabemos que o Sr. recebe muitos pedidos principalmente da região metropolitana, o desemprego está elevado nessa região. Sabemos que o deputado colocou essa agenda na campanha. Já existe um projeto para trazer empresas, viabilizar empregos e ajudar esses municípios?
Niltinho: Essa é uma das defesas que a gente vai promover ao longo do nosso mandato, inclusive eu assumi a vice-presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Turismo do Estado, exatamente dentro desse objetivo. A gente sabe que o deputado, ele não tem como prerrogativa definir emprego, eu não tenho um banco de emprego, eu não tenho emprego aqui suficiente para atender a demanda do povo baiano, mas através do nosso mandato, sim, a gente vai buscar a indústria, buscar investimentos, buscar ações que realmente traga, que gere emprego. Como estava conversando mais cedo com o secretário Mauro Cardim, exatamente sobre isso, precisamos defender a micro, pequena e média empresa que hoje sofre muito com as ações dessas grandes redes, que vem de outros estados, que vem de outros países, entram no nosso estado, entram na Bahia, ou seja, prejudica o mercado local, faz com que esse pequeno, esse médio empreendedor se acabe mesmo e suma do mercado e esses são os que realmente geram emprego, são os verdadeiros geradores de emprego. Essas grandes redes, elas se utilizam da força das indústrias, da máquina, para colocar funcionários que não têm relação direta nem com essas grandes lojas. São posições que a gente vai precisar tomar, que a gente vai precisar defender. Tenho convocado todos que quiserem participar dessa discussão que querem contribuir com esse movimento aí de mudança do nosso estado e quero também aproveitar aqui, para agradecer ao Secretário Mauro Cardim por estar contribuindo ativamente já nesse processo de mudança.
Acesse Política: Já que o deputado citou Mauro Cardim, o Sr. está acompanhando o trabalho que ele vem desenvolvendo na Região Metropolitana e Lauro de Freitas? Acha que Mauro Cardim é um bom nome para disputar um espaço ou até mesmo, ser a indicação do PP para disputar a eleição de 2020?
Niltinho: Eu não tenho dúvidas, Mauro Cardim tem feito um excelente trabalho como Secretário, mesmo com as adversidades, a gente sabe que ele não tem uma secretaria finalística né, uma secretaria muito meio, mas ele tem levado resultados para o povo de Lauro de Freitas e todas as articulações que ele vem fazendo, ele tem o carinho do nosso vice-governador João Leão que vê com muito bons olhos a candidatura de Mauro e tenho certeza que eu sou seguidor desse grande líder político nosso chamado João Leão e quem ele marchar em Lauro de Freitas, eu vou estar junto marchando, então, torço muito que Mauro, pelo trabalho que faz, pela competência que ele vem apresentando ao longo da gestão dele à frente da Secretaria de Planejamento, a gente vai tá sim dando as mãos e trabalhando em prol do povo laurofreitense.