segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / JUSTIÇA / Pré-candidato a prefeito pelo DEM é acusado de propaganda antecipada; Justiça ordena retirada de outdoor
quinta-feira 20 de fevereiro de 2020 às 08:31h

Pré-candidato a prefeito pelo DEM é acusado de propaganda antecipada; Justiça ordena retirada de outdoor

JUSTIÇA, POLÍTICA


O empresário foi condenado pela acusação de propaganda eleitoral antecipada pela juíza Raquel Ramires Rançois

O pré-candidato a prefeito de Ilhéus, o empresário Valderico Júnior (DEM), foi condenado pela acusação de propaganda eleitoral antecipada.

A representação contra Júnior foi ajuizada na Justiça Eleitoral segundo o site O Tabuleiro, pela Comissão Provisória Municipal do Partido Social Liberal (PSL), alegando que a publicidade, “de cunho eleitoreiro”, foi praticada através de outdoor.

Resultado de imagem para Valderico Júnior ilheus outdoor

A peça em questão mostra a imagem de Valderico Júnior em destaque junto ao ano “2020” e da frase “novas oportunidades para sermos felizes e lutarmos por tudo que acreditamos”, o que, segundo a Comissão do PSL, representaria “evidenciada propaganda subliminar”, comprometendo a isonomia da disputa eleitoral e causando prejuízos aos demais pré-candidatos. Foram apresentados como provas prints do perfil de Valderico Júnior no Instagram e fotografias dos outdoors.

Em sua decisão contra Valderico Júnior, a juíza Raquel Ramires François argumenta que a propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 15 de agosto do ano eleitoral, sendo a propaganda antecipada expressa quando “se manifesta de maneira clara, pedindo o voto, ou de forma subliminar”. Para a juíza, a publicidade de Valderico, veiculada em pontos estratégicos da cidade, aconteceu de forma “dissimulada” e “ostensiva”, procurando “induzir o eleitor” a votar nele. A juíza também citou que a a lei 9.504/97 proíbe absolutamente a utilização de outdoor para fins eleitorais.

Apesar do direito à defesa, Valderico Júnior foi condenado a retirar o material no prazo de 48h, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. O prazo para cumprimento da decisão se encerrou no último domingo (16).

Segundo a imprensa do Sul da Bahia, Valderico Júnior é filho do ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Reis.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!