quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Valter Pontes/PMS
Home / DESTAQUE / PRD baiano deve caminhar com Bruno Reis em Salvador; saiba mais
terça-feira 23 de janeiro de 2024 às 06:42h

PRD baiano deve caminhar com Bruno Reis em Salvador; saiba mais

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Fruto da fusão entre o PTB e o Patriota, o Partido da Renovação Democrática (PRD) segue ainda sem definir o “lado político” na Bahia. Apesar disso, o anúncio do posicionamento deve ocorrer em breve, com um diálogo intenso passando pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) e pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). Na Bahia, o PRD é presidido Alexandre Marques, vereador licenciado de Lauro de Freitas e atual secretário de Meio Ambiente do município da região metropolitana de Salvador.

Informações reveladas por lideranças políticas envolvidas nas negociações, a Maurício Leiro, do portal Bahia Notícias, apontam que o próprio prefeito esteve com um dos líderes do PRD no país, incluindo o deputado federal licenciado Fred Costa (MG), do extinto Patriota. O encontro que, a priori, foi divulgado pelo deputado federal Elmar Nascimento, durante o Baile da Santinha, em Salvador, teve um “pós” com Bruno.

O “ajuste” também passou por algumas “garantias” do prefeito para Fred, que apontou o desejo de reforçar o partido na Bahia, passando por Salvador. A fusão do PTB, partido abalado após eleição e, outro pequeno em representação, o Patriota, acabou criando mais um partido gigante em filiados. Com potencial eleitoral, o PRD conseguiu desbancar o PSDB como o terceiro maior partido do país nessa métrica.

Outro atrativo é o número: 25. Tradicional nas urnas, em razão da identificação com o grupo do ex-governador Antônio Carlos Magalhães e o partido Democratas, legenda que realizou uma fusão com o PSL, formando o União Brasil. A “memória afetiva” do número com Salvador também é grande, já que o ex-prefeito ACM Neto (União) foi eleito e reeleito pelo Democratas e o atual prefeito Bruno Reis também teve o seu primeiro mandato confirmado nas urnas, em 2020, com o 25.

Comando disputado

Mesmo com a interlocução passando por Elmar, ele não deve deixar o União Brasil para comandar a legenda. Um aliado do grupo pode assumir o posto para organizar a legenda, em um ano comprometido pelo calendário eleitoral, com disputas municipais. O cenário também é incerto em Salvador, com a possibilidade do atual vereador Isnard Araújo (PL) chegar para a legenda, ocupando também a presidência municipal, porém alguns ajustes estão pendentes para o movimento.

Segundo apurou o #Acesse Política, o comando do estado permanecerá com Alexandre Marques, pois é de confiança, além de amigo há quase duas décadas do presidente nacional da legenda, Ovasco Resende.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!