O PR da Bahia também está na disputa com o Podemos para indicar o novo presidente da Embasa. O Podemos, que deve perder o Detran para o PP do vice-governador João Leão, espera contar com a Embasa, atualmente presidida por Rogério Cedraz, indicado ao cargo por Marcelo Nilo.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) é uma empresa brasileira concessionária de serviços de saneamento básico de quase todo o estado da Bahia e pertencente ao governo estadual, seu acionista majoritário.
A empresa é a principal executora das ações em todo o estado, atendendo 366 municípios, cerca de 12,7 milhões de pessoas, com abastecimento de água e 103 municípios, cerca de 4,5 milhões, com esgotamento sanitário, distribuídos em 3,5 milhões de domicílios atendidos com água tratada e 1,26 milhões de domicílios ligados à rede coletora de esgotos.
A Lei Estadual n° 2.929, de 11 de maio de 1971, criou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa). A empresa nasceu quando foi dado início ao saneamento básico no Brasil, com o objetivo de viabilizar ações estabelecidas pelo Planasa – Plano Nacional de Saneamento. O Plano previa a implantação de um órgão em cada estado que concentrasse as ações na área do saneamento. Essa foi a primeira iniciativa na tentativa de fornecer serviços de água e esgoto nas principais cidades do país.