Em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e parlamentares da base aliada, na manhã da última quarta-feira (8), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo vai investir no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) para melhorar a economia do país. “Destravar obras e investimentos como os do PPI significa a geração de muitos empregos no país. Por isso, estamos dialogando fortemente com os ministérios responsáveis e com o Tribunal de Contas da União (TCU) para destravar, inclusive, aquelas obras que estão com pendência, para que a gente possa, num esforço conjunto, acelerar o ritmo de obras”.
Rui Costa reforçou a agenda de visitas do presidente Lula (PT) a estados para marcar a retomada e lançamentos de obras e programas. Em Sergipe, no dia 15/2, o presidente anunciará o lançamento de editais para manutenção de estradas federais, que estão paralisadas ou em ritmo lento, como a BR-101.
Entre os programas que serão retomados, está o Água para Todos. “Logo após o carnaval, a agenda será de retomada de obras de abastecimento de água em todo país, inclusive no estado do Rio Grande do Sul, que está sofrendo com a escassez de água”.
Minha Casa, Minha Vida
O ministro Rui Costa confirmou o relançamento do programa na terça-feira, dia 14, começando pela entrega de quase 6 mil unidades habitacionais. No dia seguinte, o Governo Federal deve iniciar o serviço de reparo em 5 mil moradias que estavam em condições de serem entregues, mas foram abandonadas nos últimos anos.
A nova fase do programa traz de volta a Faixa 1, destinada a pessoas de baixa renda, que foi excluída na gestão anterior. Outra novidade, segundo o ministro, é a Medida Provisória que o governo enviará ao Congresso Nacional com previsão de direcionamento de emendas parlamentares para moradias em cidades com até 50 mil habitantes.
Educação e Cultura
Na área de Educação, o governo deve retomar cerca de 4 mil obras. Além disso, serão anunciados investimentos na merenda escolar, e o reajuste de bolsas de estudo por meio da parceria do Governo Federal com estados e municípios. Para a Cultura, o ministro informou que serão realizados dois grandes eventos, em estados diferentes, para retomar a aplicação de recursos provenientes das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O anúncio deve ser feito em breve.
Saúde
Assim como o Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias e do Programa de Especialidades, Rui Costa informou que é prioridade investir no Programa Nacional de Imunização. “O governo vai empenhar esforços para retomar a credibilidade na ciência e na vacinação já que, entre tantas coisas que o Brasil perdeu nos últimos anos, perdeu muito na cobertura vacinal, especialmente das nossas crianças”, ressaltou.