Segundo a imprensa, PP tenta reunir as bancadas estadual e federal da sigla até as 12h desta terça-feira (29), para bater o martelo sobre a indicação do vice-governador João Leão (PP) para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
É neste horário que o governador Rui Costa prometeu anunciar, no programa Papo Correria, transmitido pelas redes sociais, os nomes do secretariado de seu novo governo.
Segundo publicou o site Bnews, caso não haja a reunião, há possibilidade de que o petista não anuncie o nome de Leão, divulgando apenas aqueles já confirmados.
A avaliação dentro do partido é de que um assunto como esse não pode ser de foro íntimo de Leão nem também de decisão apenas do governador. Por isso, a legenda quer um encontro com deputados estaduais e federais para bater o martelo sobre a indicação do vice-governador à SDE. A dificuldade de reunir os parlamentares está no fato de que alguns deles estão no interior, enquanto alguns estão em Brasília, o que não daria tempo hábil de chegarem para reunião.
Ainda nesta manhã, antes do 12h, a cúpula do PP deve comunicar a Rui se o partido fechou questão sobre o assunto, ou não. A presença do vice-governador em uma secretaria foi vontade do próprio governador – vale lembrar que Leão externou o desejo de continuar apenas na vice, sem assumir secretaria. Dentro da sigla, a condição colocada para que o progressista vire titular de alguma pasta é que ela tenha perfil mais executivo, como a própria SDE ou também as de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Infraestrutura (Seinfra). No entanto, as duas últimas devem continuar sob o comando do PSD.
Caso o governador volte a disponibilizar a Secretaria de Planejamento (Seplan) para Leão, que foi secretário da pasta no primeiro governo do petista, ele vai continuar apenas na vice. A avaliação é que o vice-governador poderia continuar coordenando grandes obras, como fazia na Seplan, sem precisar comandar a secretaria.
Atualmente, o PP tem dois espaços no governo: a Seplan, sob a batuta de Antônio Henrique Moreira, e a de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), com Cássio Peixoto. Para as pastas, o partido indicou nomes, entre eles o do deputado estadual não reeleito Luiz Augusto e do próprio Cássio. Cabe a Rui escolher quem tem o melhor perfil.
Foto por Roberto Viana / Informações Bnews