O PP e o PL devem ser as legendas com mais deputados federais eleitos neste ano. Em terceiro lugar, ficaria o PT. É o que avalia Maurício Moura, presidente do Instituto Ideia e professor da Universidade George Washington, em entrevista ao WW, nesta última sexta-feira (30). As eleições acontecem neste domingo (2).
“A gente tem dois partidos que devem eleger a maioria, os primeiro e segundo lugar em termos de deputado, que são o PP, do Arthur Lira, e o PL”, disse.
“E tem o PT também crescendo o número de deputados. Então a gente tem esses três, PP, PT e PL como os maiores vencedores dessa eleição”, acrescentou.
Moura ainda lamentou o descompasso entre a importância da Câmara dos Deputados e a atenção que ela receberia da população.
“Tem uma dicotomia cognitiva no país porque a opinião pública não entende a relevância da Câmara Federal. […] A participação desse órgão na decisão orçamentária do país é desproporcional à atenção que a opinião pública dá para a eleição e depois para cobrar as decisões dos deputados”, colocou.
Segundo Moura, três quartos dos eleitores devem decidir nas últimas 48 horas em quem vão votar para deputado. Ele destacou ainda que 75% da população, após um ano das eleições, já não lembra mais em quem votou para o cargo.