Com uma estratégia mais agressiva na disputa por espaços no governo do estado, o PP mira postos ocupados pelo PSD na gestão do governador Rui Costa (PT).
Depois de conseguir a eleição do deputado Nelson Leal para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a sigla do vice-governador João Leão gostaria do comando da Secretaria da Infraestrutura, uma das mais cobiçadas pelos partidos da base por conta do volume de recursos que administra.
Segundo o jornal Correio, embora Rui já tenha sinalizado para a permanência de Marcus Cavalcanti – indicado pelo PSD – na pasta, o PP avisou que quer uma secretaria mais encorpada. Além do crescimento do partido na Assembleia, os pepistas argumentam que o PSD já comanda uma pasta robusta – a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), cujo titular é Demir Barbosa (PSD), ex-prefeito de São Desidério.
A mudança de postura de Leão nas negociações com o governo, dizem fontes ser fruto de pressão de correligionários no estado, que cobravam do vice-governador mais firmeza nos diálogos por espaços na administração de Rui.
O PP tem se articulado e nas eleições de 2020 pretendem disputar mais de 150 prefeituras na Bahia.