Por tradição, os Estados Unidos realizam uma cerimônia de posse para os presidentes eleitos, uma data que possui diversos ritos de celebração. Atualmente, há bailes, desfiles e um juramento, que é realizado do lado de fora do Capitólio, em Washington.
Entretanto, nem todos aqueles que assumiram a Presidência realizaram o juramento na capital dos EUA ou tiveram uma cerimônia como conhecemos.
Esse foi o caso, por exemplo, de Lyndon Baines Johnson, que assumiu o cargo na sala de conferências do Air Force One, o avião oficial da Presidência americana, no aeroporto de Love Field, em Dallas, no Texas.
Isso aconteceu em 22 de novembro de 1963, após o assassinato de John F. Kennedy em uma carreata também em Dallas. Johnson era o vice-presidente à época.
O juramento de Johnson foi administrado às 14h38 pela juíza distrital Sarah Hughes, sendo a primeira vez que uma mulher realizou a cerimônia, de acordo com a biblioteca e museu presidencial John F. Kennedy. Também foi a única vez na história dos EUA que um presidente tomou posse em um avião.
Depois do fim do mandato, Lyndon B. Johson concorreu à Presidência e foi eleito em 1964. Desta vez, ele tomou posse em 20 de janeiro de 1965, no Capitólio, em Washington DC.
Assassinato de John F. Kennedy
John F. Kennedy tomou posse em 1961 e, por mais que não tivesse anunciado oficialmente a candidatura para as eleições de 1964, era esperado que concorresse à Presidência novamente, segundo a biblioteca e museu que leva o nome do presidente assassinado.
No final de 1963, Kennedy havia expressado a integrantes do Partido Democrata a importância de vencer a votação nos estados da Flórida e Texas, planejando uma visita aos dois locais.
Então, em novembro daquele ano, ele faria um tour de dois dias por cinco cidades do Texas.
Havia um clima de tensão no estado, principalmente, em Dallas. Um mês antes, Adlai Stevenson, então embaixador dos Estados Unidos para a ONU, foi atacado após um discurso na cidade, ainda de acordo com a biblioteca e museu que leva o nome do presidente assassinado.
No dia 22 de novembro, centenas de pessoas se reuniram nas ruas de Dallas para ver John Kennedy e a primeira-dama Jacqueline passar em uma carreata.
O presidente estava em um carro aberto, acenando para a população. Por volta de 12h30, no horário local, um ataque a tiros teve início. Kennedy foi atingido no pescoço e na cabeça.
O governador do Texas na época, John Connally, foi atingido nas costas, mas se recuperou. O presidente chegou a ser levado para um hospital da região, mas foi declarado morto às 13h.
O corpo de John Kennedy foi levado ao aeroporto de Love Field, onde foi colocado no Air Force One, o avião da Presidência dos EUA.
Foi na aeronave que Lyndon B. Johnson, então vice-presidente, tomou posse como presidente dos Estados Unidos.