O presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes então segundo a coluna de Bela Megale, no O Globo, entre os convidados que confirmaram presença na posse de Francisco Joseli Parente Camelo como presidente do Superior Tribunal Militar (STM), nesta quinta-feira (16). Ele ficará no cargo por até 2025.
Indicado para o tribunal em 2015 pela Força Aérea Brasileira (FAB), o brigadeiro Camelo foi piloto do avião presidencial nos dois primeiros mandatos de Lula (de 2003 a 2010) e responsável pelo planejamento das viagens de Dilma Rousseff nos seus primeiros quatro anos de governo. O militar acompanhou Lula e Dilma em viagens a 92 países.
Em entrevista à coluna, o novo presidente do STM afirmou que concorda com o ministro Alexandre de Moraes sobre a decisão de que cabe ao Supremo julgar os militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
O brigadeiro Camelo afirmou que entregou o convite a Moraes para sua posse em mãos e destacou que o magistrado “entende e respeita” o papel da Justiça Militar.