Jhonatan de Jesus, 39 anos, tomou posse nesta quarta-feira (15) como ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). O novo integrante do Tribunal de Contas foi indicado pela Câmara dos Deputados, aprovado na Casa com apoio de Arthur Lira (PP-AL) e assume a vaga aberta depois da aposentadoria compulsória da ministra Ana Arraes. Ela deixou a presidência do TCU em julho de 2022, depois da aposentadoria por idade.
Formado em medicina pela Universidade Católica de Brasília, Jhonatan de Jesus faz mestrado em Administração Pública pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa). Deputado federal pelo Estado de Roraima, foi eleito pela 1ª vez em 2010. Em 2020, foi o mais votado em Roraima, com 19.800 votos. Durante sua trajetória política, atuou como presidente da Comissão de Minas e Energia e integrante titular da Comissão de Seguridade e Família.
Durante seu discurso de posse conforme o Poder360, Jhonatan agradeceu a Arthur Lira pela condução da eleição dele na Câmara. “Ao presidente Arthur Lira, nordestino de fibra e de palavra, que, com sua personalidade forte, não se cansa de lutar pelo crescimento de nosso país. V. Exa. demonstrou, uma vez mais, pela forma incisiva e correta com que conduziu todo o processo de eleição para esta vaga, todo o seu caráter e valor”, disse.