Efeito desse avanço ao longo dos últimos anos foi a popularização do acesso a serviços digitais. Atualmente, 75% dos serviços do governo estão digitalizados. A plataforma gov.br foi se aperfeiçoando ainda mais e, este ano, teve a inserção de diferentes perfis de usuários: empreendedor, motorista, trabalhador e o mais novo perfil de estudante. Ao ingressar neles, o usuário encontra um rol de serviços listados. É uma forma lógica e intuitiva de acesso aos serviços de maior interesse, de acordo com seu próprio perfil e momento de vida.
Hoje, 40 milhões dos usuários do gov.br já têm nível prata ou ouro no acesso, o que possibilita a utilização de serviços que exigem maior segurança, inclusive contra fraudes – é o caso do acesso ao e-CAC da Receita Federal e do Valores a Receber.
Unificação de canais
Para simplificar ainda mais o uso do gov.br, a plataforma começou também este ano a integração de seus canais de acesso. Agora, com a integração, o usuário entra na conta e ainda permanece na mesma página que estava consultando na plataforma. Fica mais simples e cômodo na navegação pela plataforma.