A falta de planejamento está levando prejuízos a empresas de energias eólicas e muitas outras que transitam com grandes cargas na região norte da Bahia. A após a construção de um portal de entrada, em plena BR-324, região do município de Jacobina, Piemonte da Chapada Diamantina, diversas carretas com equipamentos estão tendo seus prazos de entregas atrasados ou cancelados.
O “portal” cria barreira e impede, por exemplo, que carretas com torres eólicas cheguem à região, conforme publicou o site Estado da Bahia.
De acordo com denúncia do site, feita pelo presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Juliano Cruz (Solidariedade), a obra da Prefeitura foi executada pelo atual prefeito Tiago Dias (PCdoB).
“Infelizmente, demonstrações diárias dão conta da falta de planejamento e do desperdício com o dinheiro público”, disse o vereador.
Uma normativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), determina que “antes de construir às margens das rodovias federais, os interessados devem procurar o DNIT para se informar sobre a Faixa de Domínio e evitar problemas ou prejuízos futuros, tendo ainda que estar munido do projeto básico de ocupação com requerimento e comprovação de propriedade”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina disse ainda que a gestão de Tiago Dias não tem como base os princípios da administração pública, que deveria abranger legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
“Falta também os princípios básicos de qualquer administração, que é planejar, organizar, dirigir e controlar”, afirmou.