O porta-voz do Exército israelense, Peter Lener, pediu nesta sexta-feira (10) aos palestinos em Gaza que evacuem os hospitais da Faixa de Gaza porque “são áreas muito perigosas para se estar”.
“Durante quase um mês, temos encorajado os administradores do hospital Al Shifa a evacuarem e desencorajado as pessoas de se reunirem no hospital ou em seus jardins. São áreas muito perigosas para se estar e estamos tentando pressionar por sua evacuação”, disse Lener em uma aparição virtual na mídia.
O porta-voz militar israelense insistiu que o Hamas “transformou os hospitais em posições fortificadas”, tornando-os alvos militares.
Brasileiros Gaza fronteira Egito
Fronteira de Gaza é fechada temporariamente; brasileiros seguem aguardando passagem.
“Essa é a política que estamos tentando fazer. Avançamos todos os dias para onde quer que (os combatentes do Hamas) se escondam e se envolvam e garantiremos que eles nunca mais nos possam atacar”, disse Lener.
Um oficial de operações do Exército que também participou da conferência de imprensa disse ter visto pelo menos “cinco ou seis” “terroristas do Hamas” entre os civis reunidos nas instalações de Al Shifa e “vários mais” dentro do hospital.