domingo 9 de março de 2025
Novo Taycan ficou mais potente em todas as versões — Foto: Porsche/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Porsche Taycan Turbo GT é o novo carro mais rápido do Brasil
sexta-feira 7 de março de 2025 às 15:27h

Porsche Taycan Turbo GT é o novo carro mais rápido do Brasil

NOTÍCIAS


Exatamente um ano depois do lançamento na Europa, a Porsche enfim mostrou a reestilização do Taycan no Brasil. O esportivo elétrico estreia importantes aprimoramentos técnicos e desembarca no país com avanços em potência, aceleração, autonomia e tempo de recarga. De quebra, recebeu também novidades no visual externo e atualizações no pacote tecnológico da cabine. No exclusivo pacote Weissach, o preço chega a R$ 1.535.000.

O destaque fica por conta da versão Turbo GT, que vai de zero a 100 km/h em surpreendentes 2,2 segundos, superando o antigo 918 Spyder, que cumpria tal marca em 2,6 s. Dessa forma, é o carro elétrico de produção mais rápido à venda no Brasil — e mesmo globalmente, só foi superado pelo Tesla Model S Plaid, que atinge 100 km/h em 1,9 segundo.

Isso só foi possível graças aos descomunais 1.034 cv de potência e 126,4 kgfm de torque. Sua velocidade máxima é de 305 km/h, enquanto o alcance elétrico é de 442 km, segundo o Inmetro.

As demais versões também estão mais rápidas. Os novos Taycan e Taycan Turbo S, por exemplo, atingem os 100 km/h em 4,8 segundos e 2,4 s, respectivamente, o que representa redução de 0,6 e 0,4 segundos. Já o aumento de potência ficou entre 82 cv e 190 cv. Desta forma, a versão topo de linha agora beira os 1.000 cv, com seus 952 cv de potência.

Autonomia ampliada

No Taycan Turbo S, a autonomia pelo Inmetro foi ampliada para até 425 km, o que significa ganho de 147 km ou 53%. Além disso, o tempo de recarga foi significativamente reduzido. Em estações de carga de DC de 800 volts, o esportivo pode ser carregado com até 320 kW – 50 kW a mais do que antes. Além disso, as capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.

Na prática, no Taycan atual, o tempo de carga de 10% a 80% é feito em 37 minutos. Sob as mesmas condições, o carro atualizado leva apenas 18 minutos, mesmo com sua capacidade de bateria maior (agora de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior).

Outro destaque do conjunto é o novo motor de eixo traseiro, que entrega 109 cv a mais de potência do que seu antecessor em todas as versões. Completam a lista de novidades software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, bomba de calor de última geração e tração integral modificada.

Novas rodas e faróis de LED matriciais compõe o visual — Foto: Porsche/Divulgação
Novas rodas e faróis de LED matriciais compõe o visual — Foto: Porsche/Divulgação

Novo visual

Para acompanhar as mudanças técnicas, a Porsche mexeu no desenho e deu ao Taycan novo estilo frontal e traseiro. Há faróis e lanternas inéditos, para-lamas dianteiros mais planos e rodas redesenhadas para todas as versões. No caso dos novos faróis, destaque para a tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e que agora exibe os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite.

Central multimídia recebeu atualizações — Foto: Porsche/Divulgação
Central multimídia recebeu atualizações — Foto: Porsche/Divulgação

Além disso, o logotipo da Porsche na faixa de luz traseira apresenta design tridimensional e tem uma versão iluminada que apresenta animações de boas-vindas/saída. Por dentro, a marca atualizou as centrais multimídias que ficam à disposição do motorista e a tela opcional à frente do passageiro. O seletor dos modos de condução, localizado no volante, agora vem como item de série.

Suspensão a ar de série

Todos os modelos Taycan atualizados vêm com suspensão a ar adaptativa de série. A nova suspensão Porsche Active Ride pode ser encomendada como um opcional para as versões de tração integral.

Taycan agora tem 10 versões

Além das melhorias técnicas e do facelift, outro destaque do novo Taycan é o amplo leque de versões. Pela primeira vez, o esportivo passa a ser vendido no Brasil em nada menos que 10 versões, variando de 408 cv a mais de 1.000 cv.

• Taycan – 408 cv de potência (ou 420 cv com Pacote Performance Battery Plus), 41,8 kgfm de torque máximo (ou 428 kgfm), autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 820 mil.

• Taycan 4 – 408 cv de potência, 59,6 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 850 mil.

• Taycan 4S – 598 cv de potência, 72,3 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 875 mil.

• Taycan GTS – 700 cv de potência, 80,5 kgfm de torque máximo, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.010.000.

• Taycan Turbo – 884 cv de potência, 90,7 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.175.000.

• Taycan Turbo S – 952 cv de potência, 113,1 kgfm de torque máximo, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2,4 segundos e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.435.000.

• Taycan Turbo GT Pacote Weissach – 1.034 cv de potência, 126,4 kgfm de torque máximo, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e 305 km/h de máxima. Preço: R$ 1.535.000.

Versão Cross Turismo também tem novas lanternas e para-choques — Foto: Porsche/Divulgação
Versão Cross Turismo também tem novas lanternas e para-choques — Foto: Porsche/Divulgação

Taycan Cross Turismo

• Taycan 4 Cross Turismo – 435 cv de potência, 62,2 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 220 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 920 mil.

• Taycan 4S Cross Turismo – 598 cv de potência, 72,3 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e 240 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 935 mil.

 Taycan Turbo Cross Turismo – 884 cv de potência, 90,7 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.225.000.

Todas as versões estão disponíveis para interessados desde já e as entregas estão programadas para acontecer ainda no primeiro semestre.

Veja também

Eduardo Bolsonaro presidente da Comissão de Relações Exteriores é ‘prioridade zero’

O Partido Liberal (PL) tem como foco absoluto colocar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!