Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta quinta-feira (26), por unanimidade, em sessão semipresencial, o Projeto de Lei 23.944/202 que autoriza a criação da nova estatal Bahiainsulina (Companhia Baiana de Insulina ) conforme publicou o Bnews.
A proposta enviada pelo Governo Rui Costa (PT), prevê o custo de R$ 200 milhões, subsidiados por uma empresa privada, por meio de licitação. Com a aprovação, a Bahia será o primeiro estado do país a produzir insulina. O equipamento está sendo elaborado há três anos em parceria com a empresa ucraniana Indar.
A Bahiainsulina terá sede em Simões Filho e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (SESAB). O relator do projeto foi o deputado Bobô (PCdoB).
A Sesab explicou ao Bnews que a Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana e tem como desafio tecnológico nacionalizar a produção do insumo. De acordo com a Sesab, pelo menos 12 milhões de pessoas vivem com diabetes e necessitam da substância no país. A estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBE) é de que na Bahia 203.708 pessoas tenham a doença. Em Salvador são 13.323.