O Vaticano informou nesta última terça-feira (28) que o papa Francisco precisou cancelar sua viagem a Dubai, onde participaria da COP28.
Apesar da melhora do quadro clínico do papa Francisco em relação ao estado gripal e à inflamação das vias respiratórias, os médicos pediram ao pontífice que não realize a viagem programada para ocorrer entre sexta-feira (1º) e domingo (3).
“O Papa Francisco acolheu com grande pesar o pedido dos médicos. Mantendo a vontade do Papa e da Santa Sé de participar das discussões em curso nos próximos dias, os detalhes sobre como isso poderá ser concretizado serão definidos assim que possível”, informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
A informação foi divulgada apesar de um briefing ter sido realizado mais cedo para informar os detalhes da agenda do pontífice nos Emirados Árabes.
Havia a expectativa de 30 encontros bilaterais na Expo City, um deles com o presidente Lula para falar sobre o processo de paz no Oriente Médio, cuidados com o ambiente e efeitos da crise climática.
Lula também aproveitaria para convidar o pontífice para a COP30 em Belém, no Pará, em 2025.
Na segunda-feira (27) o Vaticano havia informado que Francisco, 86 anos, se sentia melhor, mas ainda assim decidiu adiar alguns compromissos previstos para este início de semana.