quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Fatores externos e domésticos explicam desempenho - Foto: Reprodução/Neofeed
Home / NOTÍCIAS / Por que virou? As razões para a queda do dólar
quarta-feira 5 de fevereiro de 2025 às 08:55h

Por que virou? As razões para a queda do dólar

NOTÍCIAS


Em meio ao pânico na virada de ano, parecia que havia um sentido único para o dólar no Brasil – mas nas duas últimas semanas, a moeda americana inverteu a mão. A cotação fechou nesta terça-feira, 4, a R$ 5,77 – o 12° dia consecutivo de queda, recuo de 6% no ano e o menor preço desde novembro.

O que aconteceu? Segundo gestores e tesoureiros ouvidos pelo Brazil Journal, as teses de investimento que vinham mobilizando apostas na continuidade da valorização das ações americanas e no fortalecimento global do dólar – o Trump trade – passaram a ser questionadas nos últimos dias. Parte do movimento do câmbio no Brasil, portanto, deriva do cenário externo.

Mais houve também razões internas. “O Governo ‘panicou’ com a alta do dólar, e o Banco Central está agindo para conter uma maior desancoragem das expectativas,” disse um banqueiro. O problema é que essa pequena trégua no mercado local pode esmorecer o senso de urgência em Brasília em relação a mais medidas fiscais.

As principais razões apontadas por banqueiros e gestores para a queda recente do dólar são: ‘Trump trade’ enfraquecido, o ‘carrego’ ficou fraco, o Brasil estava muito barato e um “2026 é logo ali”.

Veja também

Rússia critica sugestão de Trump de auxiliar Ucrânia em troca de minerais: “Compra de ajuda”

A Rússia criticou a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de fornecer ajuda militar à Ucrânia em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!