Nome apoiado por Lula para o governo de Minas Gerais em 2022, Alexandre Kalil (PSD) recusou um convite para comparecer ao jantar organizado pelo empresário Walfrido dos Mares Guia em torno do presidente, na noite desta quarta-feira (7). As informações são de Bela Megale, do jornal, O GLOBO.
Um dos motivos é que Kalil atua para descolar sua imagem do petista. Outro ponto que pesou para a recusa foi o fato de Lula ter falado com o ex-prefeito apenas duas vezes após sua derrota. As duas ligações aconteceram em 2022 e não houve novos gestos do presidente ao longo de 2023.
Ex-prefeito de Belo Horizonte, Kalil foi derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo), mas já mira as eleições de 2026 e avalia duas opções: disputar o governo de Minas ou concorrer a uma vaga no Senado. Nesse contexto, Kalil pode se chocar com interesses do colega de partido, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deve contar com Lula no palanque. Além disso, há a leitura de que um nome de cento deve atrair mais o eleitor mineiro.
Pesquisas feitas até o momento sobre a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte mostram que, apesar de estar fora do pleito, Kallil é um nome bem posicionado e pode ser um cabo eleitoral importante.