terça-feira 21 de janeiro de 2025
O ex-presidente Fernando Collor, no STF — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo/22-02-2024
Home / DESTAQUE / Por que Collor não é preso mesmo um ano depois de ser condenado pelo STF
sexta-feira 15 de novembro de 2024 às 10:27h

Por que Collor não é preso mesmo um ano depois de ser condenado pelo STF

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Mesmo após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terem votado contra o recurso apresentado por Fernando Collor, o ex-presidente não será preso. Ele ainda pode recorrer aos segundos embargos de declaração antes de ter a pena executada, conforme Luísa Marzullo, do O Globo.

Ontem, o STF recusou ainda segundo o jornal, o recurso apresentado por Collor e manteve a reclusão em oito anos e dez meses. Votaram a favor da manutenção o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Edson Fachin. O placar foi de seis votos a quatro. Cristiano Zanin se declarou impedido e não participou da análise.

Collor foi condenado por corrupção passiva (4 anos e 4 meses) e lavagem de dinheiro (4 anos e seis meses) em maio do ano passado. A acusação gira em torno de um esquema envolvendo a BR Distribuidora no âmbito da Operação Lava-Jato.

Outros envolvidos também foram condenados por terem recebido R$ 20 milhões em propina por fazer contratos irregulares da distribuidora. Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, apontado como operador, foi condenado a quatro anos e um mês de prisão. Luis Amorim, diretor executivo da Organização Arnon de Mello, conglomerado de mídia do ex-presidente, recebeu pena de três anos e dez dias.

O que a defesa de Collor alega é que o crime de corrupção passiva já teria prescrito. Os advogados também pontuam contradições na ação.

Veja também

Ciro Nogueira diz que cobrança de Lula ao centrão não se aplica ao PP

Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) diz que a cobrança feita pelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!