A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) fez um diagnóstico, durante live nessa segunda-feira (24/6), sobre por que o ex-presidente Jair Bolsonaro não se reelegeu em 2022. Apontada pelo próprio clã Bolsonaro como uma das responsáveis pela derrota, Zambelli não citou a si mesma. Na avaliação da parlamentar, a principal culpada seria a direita como um todo. As informações são de Igor Gadelha. Do jornal, Metrópoles.
“O que eu estou aqui para falar é o seguinte. Sabe por que a esquerda avançou nesses últimos anos muito mais que a direita? Sabe por que a gente ainda não conseguiu ter maioria no Congresso, a gente não conseguiu reeleger Bolsonaro? Sabe por que agora está difícil eleger prefeitos, vereadores? Eu vou dizer para vocês: é porque a direita se degladia em público. É porque a direita não perde uma oportunidade para ir atrás da pessoa quando ela não concorda com alguma coisa”, afirmou Zambelli.
A declaração foi dada em uma live feita por Zambelli para pedir que integrantes da direita não “batam” no deputado Marco Feliciano (PL-SP) por apoiar Pablo Marçal (PRTB) na eleição para Prefeitura de São Paulo.
Zambelli lembrou que Feliciano “sempre esteve” do lado do bolsonarismo e que foi o primeiro a dar “palco” para Bolsonaro quando era presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
“Para de bater em gente que está do nosso lado. Se está com tempo para bater em alguém, vai lá e bate no (Guilherme) Boulos (PSol)”, pontuou a parlamentar na transmissão ao vivo.
Zambelli ressaltou ainda que “todo mundo sabe que o candidato do Bolsonaro” em São Paulo é o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), que tentará reeleição este ano.
“Todo mundo sabe que o candidato do Bolsoanro é o Ricardo Nunes. Mas isso não impediu o próprio Bolsonaro de tirar foto com o Marçal. Isso não impediu, por exemplo, o Eduardo Bolsonaro de lançar uma enquete perguntando como as pessoas preferiam votar e colocar o nome do Pablo Marçal. E o Pablo Marçal ganhou. Todo mundo sabe que a gente está com o Ricardo Nunes porque o vice é do PL. E o Ricardo finalmente aceitou o nome do coronel (Ricardo) Mello (Araújo)”, afirmou a deputada na live.
Para Bolsonaro, Zambelli é a culpada
Diferentemente do diagnóstico de Zambelli, Bolsonaro e seus aliados mais próximos citam a própria deputada como uma das culpadas pela derrota do ex-presidente para Lula nas urnas em 2022.
Para bolsonaristas, o episódio em que Zambelli saiu correndo pelas ruas de São Paulo apontando uma arma para um apoiador de Lula na véspera do segundo turno teria prejudicado o desempenho eleitoral de Bolsonaro.