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Uma renderização Webuild da ponte, que ligaria o continente da Itália à Sicília. We Build Image Library
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segunda-feira 1 de maio de 2023 às 19:56h

Por que a máfia pode frear a construção da maior ponte suspensa do mundo

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Existe um ditado popular em italiano – semelhante a como os anglófonos usam “quando o inferno congelar” – que se traduz como “farei isso quando a ponte para Messina estiver concluída”.

O sonho de uma ponte ligando o continente à Sicília através do Estreito de Messina remonta aos tempos romanos, quando o cônsul Metellus amarrou barris e madeira para mover 100 elefantes de guerra de Cartago para Roma em 252 a.C., de acordo com escritos de Plínio, o Velho.

Desde então, vários planos, incluindo uma ideia efêmera para um túnel, surgiram e desapareceram – como água debaixo da ponte.

Se construída, a ponte sobre o Estreito de Messina teria 3,2 quilômetros de extensão e seria a ponte suspensa mais longa do mundo.

Agora, o enorme projeto de engenharia pode realmente ser realizado, graças a um decreto aprovado pelo governo de Giorgia Meloni no mês passado, depois que o ministro dos Transportes, Matteo Salvini, reviveu um plano apresentado pela última vez quando Silvio Berlusconi era primeiro-ministro.

Em 2006, a licitação para a construção da ponte foi concedida a um consórcio liderado pela empresa italiana Salini Impregilo, hoje denominada WeBuild.

Quando o governo de Berlusconi caiu naquele ano, os planos de construir a ponte ruíram com seu governo depois que o próximo primeiro-ministro, Romano Prodi, considerou um desperdício de dinheiro e um risco ao meio ambiente.

Desde então, vários governos tentaram reanimá-lo, e a atual coalizão governista de Meloni, Salvini e Berlusconi o colocou em sua lista de promessas de campanha. Quando Salvini se tornou ministro dos Transportes, ele fez disso sua prioridade, apostando seu legado na ponte.

A WeBuild, que ainda tem a licitação no papel, processou o governo por quebra de contrato após a pausa do projeto, mas continua sendo a empresa com maior probabilidade de receber o trabalho de volta, apesar de “manifestações de interesse de todo o mundo, incluindo a China”, disse Salvini à Associação de Imprensa Estrangeira em Roma em março, quando apresentou o plano.

“Os que venceram a licitação de 2006 são os que provavelmente continuarão com a versão final do projeto”, disse, sem citar diretamente a WeBuild.

O diretor de engenharia da WeBuild, Michele Longo, foi convidado ao parlamento para falar sobre o plano revivido em 18 de abril.

“A ponte sobre o Estreito de Messina é um projeto que pode ser iniciado imediatamente. Assim que o contrato for restabelecido e atualizado, o projeto pode começar”, disse Longo ao parlamento.

“O projeto executivo deve levar oito meses, enquanto o tempo necessário para construir a ponte será de pouco mais de seis anos.”

O custo do projeto é de 4,5 bilhões de euros (cerca de R$ 24 bilhões) apenas para a ponte e 6,75 bilhões de euros (cerca de R$ 37 bilhões) para a infraestrutura para apoiá-la em ambos os lados, o que inclui a atualização de ligações rodoviárias e ferroviárias, a construção de terminais e o trabalho de preparação, na terra e no fundo do mar, para “reduzir os riscos hidrogeológicos” durante a construção, de acordo com o plano apresentado ao Ministério dos Transportes.

Desde 1965, 1,2 bilhão de euros (cerca de R$ 6,6 bilhões) em fundos públicos já foram gastos em estudos de viabilidade, de acordo com o departamento do tesouro italiano. Salvini gosta de dizer que custará mais “não construir a ponte do que construí-la”.

Linhas de falha e multidão

Uma renderização da ponte, que ligaria o continente da Itália à Sicília./WeBuild Image Library
O governo diz que isso dará um grande impulso à economia local, mas o esquema enfrenta muitos desafios. / WeBuild Image Library

Os planos podem parecer bem avançados, mas os desafios são complexos.

O sul da Itália é propenso à corrupção, com dois grandes sindicatos do crime organizado – a calabresa ‘Ndrangheta e a siciliana Cosa Nostra – se destacando na infiltração de projetos de construção.

A recente prisão do chefe do Cosa Nostra, Matteo Messina Denaro, após 30 anos foragido na Sicília, representou uma vitória.

Denaro era contra a construção da ponte, assim como alguns outros chefes da máfia, de acordo com depoimentos de informantes que contribuíram para a prisão de Denaro, em parte porque os sindicatos do crime organizado se alimentam da pobreza e do subdesenvolvimento.

Apesar disso, os medos permanecem. Um estudo anti-máfia do think tank Nomos Center publicado há 20 anos e agora sendo atualizado alertou que partes do projeto, como transporte e abastecimento, poderiam cair sob controle criminal, bem como a possibilidade de máfias locais exigirem dinheiro para proteção.

Salvini minimizou as preocupações. “Não tenho medo de infiltração criminosa”, disse ele ao parlamento recentemente, “seremos capazes de garantir que as melhores empresas italianas, europeias e globais trabalhem lá. Haverá órgãos de supervisão nos quais estamos trabalhando para cada euro investido na ponte”.

Existem também problemas geofísicos que podem ser ainda mais difíceis de enfrentar.

O Estreito de Messina fica ao longo de uma linha de falha onde um terremoto de 7,1 em 1908 matou mais de 100.000 pessoas e gerou tsunamis que devastaram as áreas costeiras dos lados da água da Calábria e da Sicília. Continua sendo o evento sísmico registrado mais mortal na Europa até hoje.

As águas também são turbulentas. As correntes são tão fortes que muitas vezes arrancam algas do fundo do mar e mudam a cada seis horas, de acordo com a Nasa, que observa que os fortes padrões de ondas são visíveis do espaço.

Pelo projeto original da WeBuild, que é o único atualmente em estudo, já que as licitações não foram, e podem não ser, abertas, o tabuleiro da ponte seria construído para suportar ventos de até 300 km/h – e poderia ficar aberto ao tráfego com ventos de até 150 km/h.

Haveria três faixas de veículos em cada direção – duas para tráfego e uma para emergência, com linhas de trem no meio. Sob o plano atual, 6.000 carros e caminhões poderiam passar por hora e 200 trens poderiam passar por dia.

A ponte ficaria a cerca de 74 metros acima do nível do mar e permitiria um canal de navegação de 600 metros, permitindo a passagem de cargueiros e até dos mais altos navios de cruzeiro. Também seria projetado para resistir a um terremoto de magnitude 7,5, ligeiramente mais forte que o devastador de 1908.

Só a fase de construção contribuiria com 2,9 bilhões de euros (cerca de R$ 16 bilhões) para o PIB nacional e empregaria 100.000 pessoas e 300 fornecedores, disse Longo ao parlamento, acrescentando que “a maioria dessas pessoas viria das regiões da Sicília e da Calábria, onde as taxas de desemprego são altas”.

Sobre os desafios geográficos, Longo disse à CNN que é “um dos estreitos de água mais dinâmicos em qualquer lugar entre as profundezas e as correntes, mas também é uma das áreas mais estudadas. Existem milhões de páginas de estudos dedicados a esta área. Lemos todos eles. Sobre os perigos do envolvimento do crime organizado, ele disse que “nada é impossível, mas é de baixo risco”.

“Devastador” para a vida selvagem

Os ambientalistas há muito argumentam que a ponte seria devastadora para o terreno e a vida selvagem.

“No Estreito de Messina, local de trânsito muito importante para aves e mamíferos marinhos, concentra-se uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo”, afirma um porta-voz do grupo Legambiente, acrescentando que a ponte – durante e após construção – interromperia as rotas migratórias entre a África e a Europa.

O World Wildlife Fund também fez campanha contra a retomada do projeto.

“Toda a área do Estreito de Messina é uma área protegida pela Diretiva Habitats da União Europeia (UE)”, disse o diretor de Relações Institucionais do WWF, Stefano Lenzi, em comunicado.

Em 2006, antes do plano ser arquivado, o grupo preparava um processo para tentar impedi-lo por violação de áreas protegidas da UE.

Os grupos ambientalistas afirmam que a balsa de meia hora é a rota menos perturbadora.

O impacto pós-ponte na economia seria indiscutivelmente alto, Salvini insiste, dizendo que navios de carga da Ásia poderiam atracar na Sicília e essas mercadorias poderiam ser transportadas em trens de alta velocidade para a Europa, uma vez que os trilhos de alta velocidade fossem construídos na Sicília – embora atualmente não existam.

A opinião pública em ambos os lados do estreito permanece mista, com aqueles em posição de prosperar através do aumento do comércio e do turismo mais fácil geralmente a apoiá-la e aqueles que não se importam em manter a Sicília isolada em grande parte contra ela.

A ponte nunca esteve tão perto de ser construída como agora, depois que Meloni assinou o decreto para abrir caminho para a execução de planos concretos. O decreto se tornará lei em junho, e Salvini disse que espera começar até julho de 2024.

O Estreito de Messina há muito é equiparado a águas turbulentas.

Homero criou o covil dos monstros marinhos para Scylla e Charybdis por um motivo. E embora os únicos monstros possam ser ecológicos e criminosos, não há dúvida de que não importa quando isso aconteça, o sonho de alguns de construir a ponte para Messina não será encerrado até que seja concluído.

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