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terça-feira 15 de agosto de 2023 às 06:08h

Por que a Ford não vendeu a fabrica em Camaçari diretamente à fabricante de veículos elétricos BYD?

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A montadora norte-americana Ford decidiu vender seu complexo industrial de Camaçari, na Bahia, ao Governo do Estado — e não diretamente à fabricante de veículos elétricos BYD.

Em nota, a empresa diz que o “processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”. Até o momento, os valores da negociação não foram divulgados.

E o que levou a tradicional montadora americana a vender suas propriedades ao governo — e não à empresa chinesa?

  • É mais fácil concretizar a transação com o Estado da Bahia, visto que acordos de grande porte entre empresas privadas são complexos e burocráticos.
  • Com o anúncio, a BYD poderá concluir a aquisição junto ao Poder Público e acelerar a implantação das três fábricas previstas para a Bahia. O motivo da construção de unidades distintas se explica pelo método segmentado dos veículos.
  • Uma das fábricas será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos;
  • a outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano — em sua primeira fase;
  • a terceira fábrica, pensada para o processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá o mercado externo e utilizará a estrutura portuária local.

A BYD prevê um investimento de R$ 3 bilhões na Bahia, somados os custos com a aquisição das plantas industriais. Isso deve gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos no segundo semestre de 2024.

A empresa de tecnologia chinesa, maior fabricante de automóveis elétricos do mundo, produzirá cinco veículos no complexo baiano, entre os quais o Dolphin; o híbrido Song; uma picape; e o elétrico subcompacto Seagull, que tem o porte do Ford Ka, produzido no país até 2021. O quinto produto seria um modelo inédito.

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