A Coreia do Norte anunciou que o presidente russo Vladimir Putin expressou vontade de visitar o país “em breve” para estabelecer os laços do que os norte-coreanos estão chamando de “nova ordem internacional multipolarizada”. As informações são da KCNA, a agência oficial de notícias do país governado por Kim Jong-un.
A intenção de visitar os norte-coreanos teria sido comunicada por Putin à ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Choe Son-hui, em uma visita que ela fez à Rússia entre os dias 15 e 17 de janeiro. Segundo a KCNA, a visita de Choe aconteceu em um momento “em que as relações de amizade e cooperação entre os dois países entraram definitivamente no curso de um novo desenvolvimento integral”.
A Coreia do Norte declarou ainda que os dois países “aprofundaram a comunicação estratégica” e se comprometeram a reforçar a cooperação tática “para defender os seus interesses fundamentais e estabelecer uma nova ordem internacional multipolarizada” baseada “na independência e na justiça”.
Russos e norte-coreanos teriam expressado também que estão preocupados “com a influência negativa dos Estados Unidos e aliados”, que, segundo eles, “ameaçam o ambiente de segurança na península coreana”. Entre outros pontos, Pyongyang elogiou a “importante missão” da Rússia de servir para manter a “estabilidade estratégica” a nível global.