Segundo o colunista Levi Vasconcelos, do A Tarde, a construção da ponte Salvador-Itaparica não vai começar, já começou. O jornalista afirma que já existe uma equipe de 80 pessoas, baianos e chineses, empenhada nos projetos complementares. E já foram investimentos R$ 71 milhões.
Palavra de Cláudio Vilas Boas, baiano, engenheiro químico, o Ceo da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (nome provisório), a ponta do consórcio chinês CRCC e CR-20 que lá vai gastar R$ 7,5 bilhões. O escritório fica no Ed. Ceo Corporate, ao lado do Salvador-Shopping.
— Não é uma ponte que vamos construir e sim um novo sistema viário para a Bahia que começa na ponte.
Primeira estaca
Segundo Cláudio, quando se fala em ‘ponte começar’ obviamente se referem a hora em que a primeira estaca vai ser batida. Isso só em 2023, até porque apareceram novas demandas, como a dragagem na Baía de Todos os Santos, que vai custar algo em torno de R$ 150 milhões, já em vias de começar., uma exigência da Marinha.
Três canteiros, um em Salvador, outro na ilha, em Gameleira e outro em Maragogipe, em São Roque do Paraguaçu, nos quais serão construídas 110 mil toneladas de armações arrumadas em 660 mil metros cúbicos de concreto e 37 toneladas de aço acima e abaixo de 160 pilares.
Na ilha
Claudio ressalta em conversa com Levi Vasconcelos, que está é uma obra grande, com impacto em todo o território baiano. A ponte em si terá 90 metros de altura (equivalente a um prédio de 30 andares), mas objetivamente estará se abrindo a conexão de Salvador com o sul da Bahia, o que inaugura também um novo tempo na economia estadual.
A ilha de Itaparica, por exemplo, terá duas vias, mas nela foi feito um completo estudo sócio-ambiental que revelou 70 mil espécies vegetais e 130 terreiros de candomblé. A ideia é preservar, mas disso tudo só se tem uma certeza, agora vai. Agora pergunte a Levi quem irá inaugurar.