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segunda-feira 20 de maio de 2019 às 07:38h

Ponte Salvador–Itaparica pode ficar pronta em cinco anos

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O secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Marcus Cavalcanti, disse ontem, que a operação de ferry boat deve ser “descontinuada” após a conclusão da ponte Salvador-Itaparica, que está prevista para ser entregue em cinco anos, após assinatura de contrato. De acordo com Cavalcanti, o modal pode funcionar com outra forma de atendimento e destacou também, que  a ponte será um elo integrador entre a capital, a Ilha de Itaparica e as regiões do baixo sul, recôncavo e oeste. Com isso, a perspectiva é que haja um novo pólo urbano com desenvolvimento nas áreas de saúde, educação e economia.

Cavalcanti fez questão de esclarecer também, que O Sistema Ferry Boat continuará recebendo investimentos do Governo do Estado durante todo o período de funcionamento e terá o funcionamento suspenso apenas após a operacionalização total da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica.

“O serviço do ferry boat tende a desaparecer em médio prazo. No entanto, o transporte de passageiros entre Salvador e Ilha de Itaparica poderá ser mantido e qualificado, como forma de manter a competitividade a partir das novas ligações rodoviárias que serão criadas”, afirmou conforme publicou o jornal Tribuna da Bahia.

No caso do ferry continuar operando, Cavalcanti diz que “ será necessário realizar estudos para verificar impactos e readequação do sistema. Não há expectativa de que os dois sistemas funcionem concomitantemente. A partir de estudos técnicos e econômicos será verificada a viabilidade.As embarcações são de propriedade do Governo do Estado e deverão ser leiloadas caso o sistema não seja reformulado.”  Assim que ocorrer a assinatura de contrato para a construção da ponte Salvador- Itaparica, o prazo de entrega previsto da obra é de cinco anos.

Além da ponte, a parceria público privada (PPP) prevê a inclusão dos acessos a ela em Salvador e Vera Cruz, e a construção de um novo trecho de 9,3 quilômetros na BA-001, que vão compor o contorno da zona urbana de Vera Cruz. Também faz parte do projeto o trecho da BA-001 entre a interseção do novo contorno e a Ponte do Funil, que deverá ser duplicada, mantida e operada pela concessionária que vencer a futura licitação. O investimento é de R$ 6 bilhões.

A ponte Salvador – Itaparica terá 12,4 quilômetros e o tempo médio para percorrer essa extensão é de cerca de 15 minutos.

No contrato do ferryboat já está previsto que, com a instalação da ponte, a travessia terá sua operação descontinuada.  De acordo com Cavalcanti, o modal pode funcionar com outra forma de atendimento. “Podemos  tentar ver outro tipo de ligação ou outro local. Mas claro que com a construção da ponte não tem sentido  continuar com operação da atual maneira para transporte de carro”, disse Cavalcanti.

Também é previsto, que para quém chegar na ilha sem carro, um sistema de integração por ônibus deverá ser a solução. “Teremos um sistema para deixar a pessoa no centro da cidade.”

Ainda de acordo com Cavalcanti, já por conta dessa previsão, a Agerba estuda alugar uma nova embarcação e não comprar, como seria o normal.

Duas tradicionais empresas chinesas confirmaram, na última segunda-feira (13), em Pequim, interesse em participar da licitação para construção da Ponte Salvador Itaparica e execução do Sistema Viário Oeste (SVO). O assunto foi discutido com o governador Rui Costa durante reuniões realizadas com diretores da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Railway Group Limited (Crec). “O interesse dessas empresas em nosso projeto impõe ao Governo o dever de prestar todos os esclarecimentos necessários para garantir a participação delas na licitação”, afirmou o governador.

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