O governador Jerônimo Rodrigues (PT) atualizou a situação da ponte Salvador-Itaparica, obra que está entre as suas principais promessas de campanha, conforme reportagem de Daniel Genonadio, Lucas Franco e Thiago Conceição, do Grupo A Tarde. O petista ainda disse conforme o jornal, que a gestão de Rui Costa (PT) encontrou um cenário desafiador para tocar o projeto, em especial por causa da falta de maior articulação no cenário federal, durante o período de atuação ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O discurso foi dado em coletiva nesta sexta-feira, 3.
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prevê um acordo com a Cônsul da China no Brasil para ajudar na construção de uma frente parlamentar Bahia-China, ação tida como essencial para a aproximar as relações econômicas que darão base para o avanço das obras da ponte.
“Tivemos dificuldades no governo de Rui Costa por causa da participação do Governo Federal, no sentido de fortalecer a negociação internacional. O Rui nem estava batendo na porta do presidente Bolsonaro [quando estava no cargo] para tratar do orçamento, era mais para tentar facilitar [o processo]. Quando um presidente da República dá o aval para o estado ou o município ter investimentos, isso é muito importante”, disse Jerônimo Rodrigues.
O governador disse que o presidente Lula (PT) tem o objetivo de ir para a China no final de março, em tentativa de aproximação com o governo chinês. “Se precisar do governador, eu irei. Se precisar de equipe técnica, eles irão à China para a gente fazer esse investimento. Com Rui Costa na Casa Civil, já conhecendo o projeto, ficará ainda mais fácil”, acrescentou.
O petista ainda disse que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) recebeu o aval para a abertura de editais de licitações para obras como a duplicação da Ponte do Funil, que liga a Ilha de Itaparica ao continente através da BA-001.