O polo petroquímico de Camaçari completa 44 anos como destaque na geração de empregos no Brasil. Segundo o comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) o Polo Industrial reflete a opinião das mais de 80 empresas que compõem o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. Gerador de postos de trabalho, o complexo responde, atualmente, por mais de dez mil empregos diretos e por cerca de 20 mil empregos indiretos. E confirma, a cada ano, o seu desempenho baseado na competitividade, complementação e adensamento de suas cadeias produtivas, a partir de uma gestão responsável, moderna e inovadora, e na diversificação industrial.
Estruturado para funcionar de maneira integrada, o Polo conta, também, com serviços especializados em manutenção industrial e proteção ambiental, através da Cetrel, cuja trajetória é marcada por soluções ambientais para o setor industrial brasileiro, oferecendo ao mercado uma gama de serviços ambientais nas áreas de água, efluentes, resíduos, prevenção à poluição e remediação de locais contaminados. A competitividade como principal desafio do Polo de Camaçari é assegurada pelo esforço conjunto das suas indústrias, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, as prefeituras dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), conforme o comitê representativo do complexo industrial baiano.
Tudo isso dentro da perspectiva da integração operacional, considerada uma das marcas do complexo industrial, sustentado por um modelo empresarial que lhe confere potencial para atrair novos investimentos. O superintendente-geral do Cofic, Mauro Pereira, afirma que o Polo possui a vantagem de produzir matérias-primas não só para a indústria baiana, como também para a de todo o país, contribuindo para atrair, cada vez mais, novos investimentos e empreendimentos, diversificando ainda mais as cadeias produtivas e consolidando sua condição de motor de desenvolvimento nacional.